Shéridan vai fiscalizar cumprimento de prazos em obras do Linhão de Tucuruí
A deputada Shéridan (RR) anunciou que vai fiscalizar o cumprimento de prazos e a execução das obras de extensão do Linhão do Tucuruí, que vai levar a energia produzida em hidrelétrica paraense ao estado de Roraima. A tucana participou de reunião com o presidente Jair Bolsonaro nesta quarta-feira (27), e recebeu dele a garantia de que o empreendimento terá início em julho.
Antes de receber a bancada de Roraima, Bolsonaro reuniu o Conselho Nacional de Defesa, composto, entre outras autoridades, pelos presidentes do Senado e da Câmara e comandantes das Forças Aéreas, para tratar da questão energética no estado. Roraima não compõe o Sistema Interligado Nacional e, com isso, importa energia da Venezuela. O regime de Nicolás Maduro fechou a fronteira com o Brasil e tem ameaçado cortar o fornecimento.
Aos parlamentares, o presidente assegurou que até o fim de junho todos os impasses ambientais e indígenas estarão sanados. Bolsonaro declarou o Linhão de Tucuruí como um empreendimento de infraestrutura de interesse da defesa nacional e, portanto, deverá ser concluído em até dois anos. Como lembra Shéridan, a obra já deveria ter sido concluída, mas esbarrou em questões ambientais e no descaso de governos anteriores,
De acordo com anúncio do presidente, o novo prazo para conclusão do empreendimento é 2021. “Na Câmara, vou continuar fiscalizando para que os prazos anunciados pelo presidente sejam cumpridos e possamos enfim ter solução para essa dependência energética que, como sempre digo, é uma questão de segurança nacional. Roraima precisa e merece essa atenção”, afirmou a deputada, ao lembrar que tem cobrado o andamento das obras desde o início de seu primeiro mandato, em 2015.
Outras questões referentes à crise humanitária que afeta Roraima por causa da conturbada situação política e econômica na Venezuela foram apresentadas a Bolsonaro.
“A bancada também entregou ao presidente uma carta apontando outros gargalos do nosso estado, como a grave situação humanitária envolvendo os migrantes. Essas questões mobilizam toda a bancada federal de Roraima, que caminha unida na busca dessas soluções”, ressaltou Shéridan.
Deixe uma resposta