Grupo Parlamentar Brasil – Alemanha discute agenda bilateral com parlamentar alemã


O Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – Alemanha se reunirá no início de março para definir a agenda de trabalho a ser desenvolvida neste ano, com prioridade para a interação com o grupo homólogo no Parlamento alemão. Para tanto, os deputados brasileiros se reuniram com a deputada alemã Yasmin Fahimi, presidente do Grupo Parlamentar Alemanha – Brasil, nessa quinta-feira (21).
Edilson Holanda.

“Estamos reorganizando o grupo com o propósito de retomarmos a diplomacia parlamentar baseada na pluralidade e no diálogo. Reunimos um elenco muito qualificado de parlamentares interessados no aprofundamento das relações entre o Brasil e a Alemanha onde as questões ideológicas são colocadas de lado em benefício da agenda bilateral”, explicou o deputado Nilson Pinto (PA). Ele informou ainda que o grupo foi criado em 1971.

De acordo com Yasmin Fahimi, “o Brasil é o país mais importante da América Latina e conta com enorme peso internacional. Queremos avançar nesta institucionalização e estreitar a coordenação para que a cooperação entre os dois países avance e produza resultados”, afirmou. Ela propôs ainda que as respectivas sociedades civis sejam envolvidas nas discussões e possam participar de debates acerca dos desafios que se apresentam tanto para o Brasil como para a Alemanha.

O deputado Eduardo Barbosa (MG) manifestou preocupação com a imagem do país que chega no exterior. “A sociedade brasileira está atenta e não permitirá que direitos e valores, bem como suas instituições, corram riscos”, afirmou o deputado.

Presente na reunião, o deputado Lucas Redecker (RS) afirmou que o Rio Grande de Sul possui uma profunda relação com a Alemanha, principalmente em função da imigração. O tucano entregou à delegação o Atlas Eólico e o Atlas Solarimétrico, mostrando o potencial do RS nessas áreas, já que a Alemanha investe muito em energias renováveis. “Além da troca de experiências, o encontro pode abrir caminho para novas oportunidades econômicas”, disse.

Entre os temas tratados e que deverão figurar na agenda de trabalho do grupo estão as políticas de imigração, direitos humanos, energias renováveis, mulheres, agronegócio e o Tratado de Livre Comércio MERCOSUL – União Europeia que se arrasta desde 1999.

Yasmin Fahimi também se disse preocupada com o avanço dos partidos de extrema-direita em todo o mundo. A deputada revelou que nas eleições para o Parlamento Europeu a serem realizadas no final de maio, o crescimento dos partidos de direita, extrema-direita e nacionalistas, irá aumentar a radicalização política na Europa.

(Da assessoria da CREDN/ Foto: Edilson Holanda)

 

Compartilhe:
22 fevereiro, 2019 Banner, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *