Em seminário, tucanas discutem participação feminina na política


Como mediadora do painel “Repensando o PSDB”, segundo do Seminário “Os desafios do novo quadro político”, a presidente nacional do PSDB-Mulher, Yeda Crusius (RS), convidou a deputada estadual Ana Cunha (PA) e as deputadas federais Edna Henrique (PB), Rose Modesto (MS) e Tereza Nelma (AL) a debaterem os rumos ideológicos do PSDB e a lembrarem os motivos que levaram a criação do partido.

O seminário, o primeiro de capacitação voltado para as nove deputadas federais e 16 deputadas estaduais eleitas no ano passado pelo PSDB, é o resultado de uma parceria de quase uma década entre o PSDB-Mulher, a fundação alemã Konrad Adenauer (KAS) e o Instituto Teotônio Vilela (ITV). Durante a campanha do ano passado, essa parceria garantiu a realização de pelo menos cinco cursos que capacitaram 450 candidatas do PSDB das cinco regiões do país. A iniciativa vem sendo apontada como uma das razões para o sucesso das tucanas nas eleições de 2018. A bancada feminina federal cresceu 60% em relação a 2014 e a estadual 30%, enquanto o número de homens diminuiu.

 

A deputada federal Rose Modesto relatou para as tucanas os desafios enfrentados durante a campanha e como conseguiu superar as dificuldades para conseguir êxito nas urnas. Atribuiu ao apoio recebido do PSDB-Mulher como um dos fatores que lhe garantiram a maior votação do estado entre os candidatos à Câmara dos Deputados, com 120.901 votos.

Na sua opinião, só a educação será capaz de mudar a realidade da ainda baixa representatividade feminina no país. “O nosso partido sempre defendeu a Educação. A dona Marisa Serrano para mim é um exemplo dessa luta. Eu mesma sou fruto da educação, foi ela que me deu a oportunidade de sonhar”, destacou.

A deputada Edna Henrique agradeceu a oportunidade de dividir com outras mulheres sua experiência política. Ex-prefeita de Monteiro, ela está estreando na Câmara dos Deputados. Aos 60 anos, pretende usar sua experiência e sensibilidade de que é mãe, esposa e avó na elaboração de projetos que alterem a realidade de todas as mulheres do país, não só as paraibanas.

Antes de ingressar na carreira política, foi delegada por mais de 30 anos. E como prefeita, foi diversas vezes premiada como uma das melhores gestoras do país. Sempre defendeu a humanização da gestão, por querer que as pessoas atendidas pelo município de Monteiro se sentissem amadas, acolhidas, bem assistidas e respeitadas.

Resultado das capacitações

O depoimento da deputada federal Tereza Nelma (AL) emocionou as tucanas presentes. Ela revelou que o único investimento na campanha dela foram os 30% do Fundo Eleitoral destinado às mulheres. A tucana também contou que participou de todos os cursos de capacitação oferecidos pelo PSDB-Mulher e que eles foram fundamentais para sua vitória nas urnas em 2018.

 

Em uma aparte durante a fala da deputada Tereza Nelma, a presidente do PSDB-Mulher destacou o crescimento da bancada feminina, como resultado do empenho para que todas se capacitassem e da luta diária por mais espaços. Yeda lembrou o momento difícil enfrentado pelo PSDB, que passa por uma crise de credibilidade, assim como outras legendas, e destacou que as mulheres são fundamentais para mudar esta realidade.

A presidente Yeda aproveitou a oportunidade para anunciar que o PSDB-Mulher vai lançar no aniversário do segmento uma linha do tempo contando a história de cada tucana e das ações que culminaram no crescimento da bancada.

“E o PSDB-Mulher vai dizer quem é cada uma. Nós vamos fazer a história de cada uma e vamos lança-la no aniversário do PSDB-Mulher de 20 anos em junho deste ano”, finalizou sendo aplaudida.

(Reportagem Tainã Gomes de Matos)

Compartilhe:
22 fevereiro, 2019 Noticia1, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *