Congresso Nacional dá início aos trabalhos e recebe mensagem presidencial


O Congresso Nacional deu início aos trabalhos com a sessão solene de abertura do primeiro ano da Legislatura 2019-2023. O presidente do Senado, David Alcolumbre, presidiu os trabalhos com a presença do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e o vice-presidente da República Hamilton Mourão.

A mensagem presidencial enviada pelo presidente Jair Bolsonaro foi lida aos parlamentares, que tomaram posse no dia 1º de fevereiro. O presidente chamou atenção para os altos índices de criminalidade e o enfraquecimento das forças de segurança. Na mensagem, Bolsonaro diz que os mais vulneráveis foram os que mais sofreram com essa degradação.

A nova Previdência proposta pelo governo, segundo a mensagem, vai materializar a esperança concreta de que os jovens possam sonhar com o futuro. O deputado Domingos Sávio (MG) acredita que é essencial focar na reforma previdenciária, considerada a “mãe” das reformas. “O cidadão está sofrendo com problemas na saúde e segurança pública. Mas como o Estado vai dar uma resposta praticamente falido?”, questionou. Segundo o tucano, a reforma não deve tirar direitos dos mais humildes, e sim garantir o equilíbrio fiscal para que o país possa investir nos principais setores.

Em entrevista à TV Câmara, o deputado Vanderlei Macris (SP) afirmou que toda a sociedade tem expectativas com o novo governo. O tucano se disse otimista com a possibilidade de tirar as grandes reformas do papel. “Espero dar a minha contribuição como parlamentar para que as reformas sejam feitas, principalmente a previdenciária e a tributária”, disse.

O alto índice de renovação do Congresso Nacional foi citado pelo deputado Eduardo Cury (SP). “Esperamos que se acelere o processo das reformas e que tenhamos coragem de enfrentar os desafios para que o Brasil possa voltar a crescer. Temos bastante gente nova no Congresso, estou otimista”, acrescentou.

Por sua vez, o deputado Vitor Lippi (SP) reforçou o sentimento de esperança por um Brasil melhor. “Entendo que começamos um ano com muitas oportunidades e precisamos aproveitá-las. Estaremos aqui na câmara fazendo a nossa parte”.

Com a abertura oficial da legislatura, a Câmara marcou a primeira sessão de debates do ano, que será realizada nesta terça-feira (5), às 14h.

 (Da redação com informações da Agência Câmara/ Foto: Will Shutter/Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
4 fevereiro, 2019 Banner, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *