Bancada feminina do PSDB passa a ter oito deputadas federais


As deputadas Tereza Nelma e Edna Henrique tomaram posse em cerimônia prestigiada pelo governador João Doria.

A Câmara dos Deputados empossou nesta sexta-feira (1º), em uma cerimônia no plenário principal da Casa, os deputados federais eleitos em outubro passado. A legislatura que começa hoje tem cara nova com o maior percentual de novatos e de mulheres em mais de 30 anos. A inovação está estampada também no PSDB, que elegeu oito mulheres, alcançando um aumento de 60% no último pleito.

Após a cerimônia, as parlamentares falaram sobre suas expectativas.

A deputada federal Tereza Nelma (AL), única representante feminina do seu estado, falou sobre as expectativas para o novo mandato e garantiu batalhar pelas causas que beneficiem as minorias.

“Expectativa de muita esperança pela democracia. Vamos trabalhar pelas minorias, pelas pessoas que mais precisam do nosso país, e especificamente, do nosso estado de Alagoas e da região Nordeste”, disse.

Sobre o PSDB, a deputada novata pregou a unidade para o fortalecimento da legenda.

“O PSDB tem uma bancada de qualidade. Nós vamos trabalhar na unidade e no fortalecimento da política do PSDB, na construção de um país melhor”.

A deputada Mariana Carvalho (RO), que está em seu segundo mandato, afirmou que o sentimento do dia é de gratidão. E com entusiasmo, garantiu que seu trabalho pelo bem da população de Rondônia vai continuar.

“Sem dúvidas, com muita vontade de continuar trabalhando em prol do meu estado de Rondônia, pelo Brasil, e acredito que com uma bancada renovada, com essa

Mariana Carvalho dá início ao segundo mandato na Câmara.

força, e principalmente, com o partido, com uma forma diferente de se comunicar com a nossa população”.

A representante do povo da Paraíba Edna Henrique (PB) salientou que a principal bandeira do seu mandato será a questão social. “A nossa bandeira será de fazer o melhor, principalmente, pelas pessoas menos favorecidas. Nós sabemos dos problemas sociais do nosso país e temos de investir para mudar essa realidade”.

A deputada Shéridan (RR) enalteceu o crescimento da bancada e da força feminina. “Somos grandes quadros! É uma alegria! As conquistas aqui, desde tempo de televisão a mais, desde o aumento do fundo partidário para as mulheres, tudo isso é reflexo de um trabalho que fizemos lá atrás, mas obviamente temos muito ainda que avançar”, afirmou.

 

A deputada estreante Mara Rocha (AC) também ressaltou a importância do crescimento da bancada feminina e a legitimação das batalha para ocuparem cargos de direção.

“Fico feliz com o grande número de mulheres nessa legislatura. Temos uma colega nossa [Geovania de Sá] que vai concorrer a um cargo na Mesa Diretora e vamos fazer um esforço para ela ganhar. É muito importante termos representantes na Diretoria da Casa e na direção do partido também. Nós do PSDB-Mulher estamos muito animadas com a ideia de termos uma dirigente mulher no PSDB Nacional”, referindo-se à candidatura da presidente do PSDB-Mulher, Yeda Crusius, à presidência da Executiva nacional do partido.

Mara Rocha também contou que vai defender no seu mandato a questão fundiária. “Trabalhar com a regularização fundiária será prioridade. É uma questão muito importante, principalmente na região Norte. Os agricultores, as mulheres produtoras, não podem incrementar suas atividades. Além disso, trabalhar em prol de pautas das mulheres, causas sociais”, adiantou.

Geovania de Sá (SC) vai concorrer nesta tarde ao cargo de Suplente da Mesa Diretora da Câmara. A deputada catarinense afirmou que vai continuar se dedicando às demandas do seu estado e às causas relacionadas às mulheres, crianças e saúde.

“Quero me dedicar aos trabalhos que já vinha realizando. Temos trabalhado muito na área da saúde, da mulher, criança e adolescente. Temos projetos voltados às mulheres vítimas de violência. Prioridade a essas mulheres em alguns serviços públicos, mas sempre visando a saúde, que é fundamental”, frisou.

A tucana afirmou que também atenderá as necessidades das pessoas idosas.

“Hoje temos grandes demandas e não podemos esquecer que a população está envelhecendo e temos uma expectativa de vida muito maior que antes. Por isso, precisamos preparar o Brasil para isso, para dar amparo aos nossos idosos”, ressaltou.

O partido elegeu oito deputadas federais: Shéridan (RR), Mariana Carvalho (RO), Geovania de Sá (SC), Bruna Furlan (SP), Tereza Nelma (AL), Rose Modesto (MS), Mara Rocha (AC) e Edna Henrique (PB).

(Reportagem: Shirley Loyola/ Fotos: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
1 fevereiro, 2019 Banner, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *