Proposta prevê que divulgação patrocinada de produtos nas redes sociais seja identificada como publicidade


Célio Silveira: objetivo é evitar que o consumidor seja enganado por influenciadores digitais.

O Projeto de Lei 10919/18 obriga que a divulgação patrocinada de produtos e serviços, independentemente da forma ou meio de veiculação, deverá ser claramente identificada como publicidade, caso seja aprovado pela Câmara dos Deputados.

O objetivo do autor da proposta, deputado Célio Silveira (GO), é evitar que o consumidor seja enganado por blogueiros, yotubers e outros influenciadores digitais que receberam brindes promocionais e os divulgaram em seus canais.

“O problema surge quando essa empatia é utilizada para transmitir publicidade de forma velada, sem que o consumidor perceba que o conteúdo apresentado não se trata de uma dica generosa, nem de uma sugestão despretensiosa, mas sim de uma verdadeira propaganda, cujo anunciante está sendo remunerado para seduzir seus seguidores”, disse o tucano, que foi reeleito.

O texto acrescenta dispositivo no Código de Proteção e Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), que já prevê que a publicidade seja veiculada de tal forma que o consumidor fácil e imediatamente a identifique como tal.

(Da Agência Câmara de Notícias/foto: Alexssandro Loyola)

 

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30 janeiro, 2019 Últimas notícias Sem commentários »

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