Bia Cavassa: confira a trajetória política da 9ª tucana a compor a bancada feminina do PSDB na Câmara


Bia exibe diploma do TRE-MS; o, documento permitirá a posse em fevereiro na Câmara como deputada federal.

A Câmara dos Deputados terá mais uma representante feminina tucana. A vaga de Tereza Cristina, que foi nomeada ministra da Agricultura, seria de Geraldo Resende (PSDB-MS), primeiro suplente. No entanto, o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, nomeou o tucano secretário de Saúde do seu governo. Com isso, Bia Cavassa, segunda suplente, irá assumir a cadeira em fevereiro, tornando-se a nona tucana da bancada feminina do PSDB. 

Além dela, entre as deputadas federais tucanas estão quatro novatas: Mara Rocha (AC)Tereza Nelma (AL)Rose Modesto (MS) e Edna Henrique (PB). Foram reeleitas as deputadas Shéridan (RR)Mariana Carvalho (RO)Bruna Furlan (SP) e Geovania de Sá (SC).

BIOGRAFIA

Beatriz Rosália Ribeiro Cavassa de Oliveira nasceu no coração do Pantanal, na cidade de Corumbá. Segunda filha de quatro irmãos, Bia, como é conhecida, cresceu em uma cidade que na época vislumbrava o progresso. Nas décadas de 70 e 80, Corumbá era a segunda cidade mais importante do Mato Grosso Integrado.

Filha de pedagoga, a professora Elza Ribeiro Cavassa e do funcionário de carreira do Banco do Brasil, Ronil Cavassa, Bia dedicou-se aos estudos e à dança, sendo uma aplicada bailarina, com várias apresentações públicas registradas.

A tucana formou-se na UFMS – Campus do Pantanal. Concluiu o curso de Pedagogia, com especialização em supervisão escolar, sendo pós-graduada em Metodologia do Ensino.

Em 1989 conheceu seu futuro marido Ruiter Cunha de Oliveira. Casaram-se em 30 de setembro de 1995, e a partir daí vivenciaram 22 anos de matrimônio e muitas parcerias no trabalho. Com Ruiter teve um casal de filhos: Rodrigo e Rafaela, que hoje são jovens estudantes.

Em 2004, esteve ao lado de Ruiter em sua primeira campanha política para Prefeito de Corumbá. A partir daí a parceria entre os dois só deu bons frutos: em todos os mandatos de Ruiter (2005-2012 e 2017, ate seu falecimento em 01 de Novembro daquele ano), Bia Cavassa foi ativa, ocupando cargo de secretária e assim criou os programas:

POVO DAS ÁGUAS – Um programa que leva assistência médica, odontológica e social, cestas básicas, remédios e principalmente inclusão e cidadania para a população ribeirinha pantaneira.

MÃE CRECHEIRA – Um projeto para garantir a permanência de crianças matriculadas na creche durante as férias, porque muitos pais não têm onde deixar seus filhos. Mães desempregadas participam do projeto e recebem remuneração temporária.

SE ESSA RUA FOSSE MINHA – Alamedas, vielas e pequenos trechos de rua que não receberam asfalto recebem lajotamento realizado pelos próprios moradores locais, que recebem material, treinamento e remuneraçãoda Prefeitura.

CASAMENTO COMUNITÁRIO – Bia constatou que muitos casais gostariam de oficializar sua união estável em um matrimonio civil, mas não tinham recursos financeiros para isso. Sensibilizada, Bia organizou diversos casamentos coletivos, realizando o sonho desses casais.

PREFEITO PRESENTE – Observadora e preocupada em aproximar o poder público da população, Bia Cavassa criou esse programa que estimula o contato da populaçãolocal com os diversos serviços da Prefeitura e em especial, um contato mais próximo com o Prefeito, Secretários e diversos gestores que que aproveitam a oportunidade da ocasião para conversar com moradores, liderança e assim observar e entender a realidade de cada bairro, para ações futuras.

Em Ladário, Bia Cavassa foi superintendente de Projetos Sociais e também da Casa da Cidadania, Justiça e Inclusão Social. Em 2016 assumiu a Secretaria Especial de Políticas Públicas, Sociais e Cidadania, onde pode aplicar todo seu conhecimento e experiência em programas desenvolvidos em Corumbá.

(Reportagem: Tainã Gomes de Matos, do PSDB-Mulher, com informações da assessoria de comunicação da parlamentar/foto: divulgação – Facebook da Parlamentar) 

Compartilhe:
30 janeiro, 2019 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Bia Cavassa: confira a trajetória política da 9ª tucana a compor a bancada feminina do PSDB na Câmara”

  1. […] Ao todo, 29 parlamentares foram eleitos pelo PSDB em outubro. A bancada deve chegar a 30 nomes com a chegada de Bia Cavassa (MS). […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *