Lideranças de Mato Grosso do Sul entregam agenda de prioridades a ministros


O deputado eleito participou de reuniões em Brasília com representantes do governo, inclusive o ministro Tarcísio Freitas.

A lista de prioridades para investimentos em Mato Grosso do Sul foi entregue a ministros de diferentes pastas pelo governador do estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), nesta quinta-feira (24). O deputado eleito Beto Pereira (MS) acompanhou o governador e comentou a agenda intensa na busca por investimentos para o desenvolvimento sul-mato-grossense.

“Apresentamos projetos importantes para o crescimento do nosso Estado”, disse ele, que participou de visitas aos ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.  Um item importante da pauta de reuniões é a renegociação da dívida dos estados. 

Entre os projetos por investimento em logística estão rotas bioceânicas rodoviária e ferroviária, a concessão da Malha Ferroviária Oeste e a busca de uma solução para o impasse jurídico envolvendo a concessão da BR-163. Além de Mato Grosso do Sul, os estados de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso têm problemas nas concessões rodoviárias da terceira etapa (2013 e 2015) do governo da então presidente Dilma, que teve entre os vencedores algumas das empresas envolvidas na Lava Jato. No total, são mais de 5 mil quilômetros licitados que deveriam ser totalmente duplicados em cinco anos.

Ao ministro Mandetta foi apresentada a proposta de se adotar atas de compra nacional de insumos, órteses, próteses e medicamentos. As compras seriam feitas em conjunto, o que poderia reduzir custos. Outra demanda foi o aumento de repasses para as secretarias de saúde de Mato Grosso do Sul e a liberação de recursos oriundos de emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União para a área da saúde.

Consórcio Brasil Central – o parlamentar tucano também participou da reunião que elegeu Reinaldo Azambuja presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, que reúne Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Rondônia e Tocantins.

O bloco existe desde 2015 e, além de eleger o novo presidente, já definiu pautas prioritárias para 2019. O bloco tem objetivo de fomentar o crescimento individual e regional dos estados participantes.

Beto Pereira também participou de audiência com empresários coreanos interessados em novos empreendimentos no Mato Grosso do Sul, principalmente na região de Anaurilândia, ao leste do estado, já na divisa com Paraná e São Paulo.

(Ana Maria Mejia)

Compartilhe:
25 janeiro, 2019 Noticia3, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *