Deputados defendem retomada dos valores democráticos na Venezuela


Milhares de refugiados venezuelanos vieram ao Brasil em busca de condições dignas de vida.

Deputados do PSDB têm se manifestado a favor da retomada da democracia na Venezuela. O presidente da Assembleia Nacional do país vizinho, Juan Guaidó, se declarou presidente interino. Ele é líder da oposição ao governo de Nicolás Maduro, que tomou posse para o segundo mandato presidencial após uma eleição muito contestada.

O deputado Nilson Leitão (MT), líder da bancada na Câmara, destacou o reconhecimento, por parte do presidente Jair Bolsonaro, de Guaidó como presidente encarregado da Venezuela. “O PSDB sempre condenou o apoio dos governos do PT ao regime de Hugo Chávez e Maduro, responsável por mergulhar a Venezuela em uma aguda crise política, econômica e social e que está provocando uma fuga em massa de venezuelanos para países vizinhos, incluindo o Brasil”, afirmou.

O parlamentar espera que os valores democráticos sejam restabelecidos na Venezuela para que o povo volte a ter garantidos os direitos humanos e a liberdade de expressão. Em nota, Nilson Leitão e o deputado Carlos Sampaio (SP), que vai liderar a bancada a partir do dia 1º, prestaram solidariedade aos milhares de venezuelanos que foram às ruas em protesto contra o governo Maduro.

Representante do povo de Roraima, a deputada Shéridan (RR) comemorou a decisão. “Nós, aqui em Roraima, testemunhamos o sofrimento desse povo. Nosso povo sofreu junto e demonstrou por todo esse tempo muita solidariedade e amor ao próximo. Que venha um novo tempo, de paz e de respeito”, declarou.

A situação da Venezuela merece atenção da comunidade internacional, ressaltou a deputada Geovania de Sá (SC). “Os venezuelanos não merecem este tratamento. Milhares deles fogem diariamente da fome e da miséria”, lamentou.

O Ministério das Relações Exteriores emitiu nota reforçando que o Brasil reconhece Juan Guaidó como presidente encarregado, de acordo com a Constituição daquele país. “O Brasil apoiará política e economicamente o processo de transição para que a democracia e a paz social voltem à Venezuela”, diz trecho do texto divulgado pelo Itamaraty.

(Da redação/ Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

Compartilhe:
24 janeiro, 2019 Destaque3, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *