Em reunião com ministra, José Reinaldo pede atenção à agricultura familiar


Em audiência realizada nessa terça-feira (15), em Brasília, com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o deputado José Reinaldo (MA) pediu que o governo federal dê maior atenção à agricultura familiar e a ações de impacto para o desenvolvimento rural. O parlamentar relatou a situação da agricultura em seu estado e os problemas enfrentados pelos pequenos produtores.

Para o tucano, por meio de ações voltadas à agricultura familiar, é possível estabelecer um grande projeto para erradicar a pobreza no Maranhão e no Nordeste como um todo.

A ministra tem-se mostrado interessada em conhecer as questões da agricultura no Nordeste para poder agir e investir. Então, resolvi apresentar a situação específica do Maranhão, com vistas a buscar recursos e apoio do novo governo para qualificar nossos agricultores, aumentar a produtividade e assim combatermos a pobreza no estado”, argumentou José Reinaldo, que esteve acompanhado do presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Cleomar Tema.

Segundo o deputado, Tereza Cristina pediu a elaboração de um projeto para discutir com sua equipe e acertou uma visita ao Maranhão para conhecer os programas que já são desenvolvidos por alguns municípios.

Documento entregue à ministra pelo presidente da Famem revela os entraves no setor agropecuário e aponta ações estratégicas para o desenvolvimento da agricultura e pecuária no estado.

Dentre as medidas, destacam-se a municipalização da agricultura; assistência técnica aos grandes, pequenos e médios produtores; regularização fundiária; infraestrutura para escoamento da produção; plano de regularização dos abatedouros; programa de residência da engenharia para municípios de menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e residência federal e estadual.

A ministra, além de destacar que o Nordeste é prioridade no novo governo na questão da Agricultura – com foco na água, produção, energia, pesca e titulação de terras -, designou um assessor especial, Ademar Silva Jr., para acompanhar a Famem na elaboração de um Projeto de Desenvolvimento da Agricultura Familiar para o Maranhão.

(Da assessoria, com alterações/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
16 janeiro, 2019 Destaque3, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *