José Reinaldo está otimista com futuro do Centro de Lançamento de Alcântara


O deputado José Reinaldo (MA) acredita que o Brasil está no caminho certo para ter um importante centro espacial, atrair investimentos e alavancar a indústria de engenharia aeronáutica.  Em artigo publicado nesta terça-feira (15) no Jornal Pequeno, o tucano demostra otimismo em relação ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, e defende projetos e planejamento estratégico para que o país não perca essa oportunidade.

“Nunca estivemos tão perto de ver Alcântara se tornar muito importante e se transformar no Centro Espacial Brasileiro, onde será mais barato e seguro fazer lançamentos de artefatos espaciais. O Centro é uma realidade”, destacou o deputado, que é ex-governador do estado.

Na sexta-feira (11), o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, afirmou  que o acordo entre Brasil e Estados Unidos para uso comercial do CLA está “bem adiantado” e contará com medidas para garantir a soberania nacional.

“O que o ministro disse é pura verdade: falta muito pouco para termos gente do mundo todo aqui. Eu nunca tive dúvidas disso, e, por isso mesmo, lutei para trazer para cá o mais importante curso espacial, o de Engenharia Aeroespacial”, afirmou o tucano.

No texto, o parlamentar destaca que o Maranhão terá grandes vantagens, como a melhora da economia do estado e a geração de empregos. Para isso, ele ressalta que é preciso a realização de estudos, projetos e debates profundos para o fomento da área.

Segundo o parlamentar, é de suma importância tratar esse assunto, pois “sem esse debate, estudos ou projetos, poderemos ficar apenas na periferia de todo esse progresso e não aproveitar a grande oportunidade de desenvolvimento que se abre para nós. Essa talvez seja a nossa última grande chance”, escreveu.

A instalação de uma unidade do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA) próximo ao CLA foi uma demanda pela qual o parlamentar trabalhou incessantemente, reunindo-se com diversos segmentos. Hoje a unidade está em pleno funcionamento.

Ainda no primeiro semestre de 2016, o projeto foi concretizado, levando ao estado uma das mais avançadas escolas de engenharia espacial do mundo, o que possibilitará uma revolução no ensino e na formação de profissionais nessa área.

O parlamentar foi um dos principais articuladores para que a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) recebesse o curso de engenharia espacial em parceria com o ITA. Hoje, o curso é oferecido somente em sete instituições públicas brasileiras, incluindo a UFMA, desde 2017.

(Reportagem: Cristiane Noberto/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
15 janeiro, 2019 Destaque3, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *