Betinho Gomes protagonizou debates sobre reforma política no Congresso


O deputado Betinho Gomes (PE) relembra sua firme atuação nos últimos quatro anos para defender o interesse do povo brasileiro, em especial dos pernambucanos. Em entrevista, o parlamentar destacou os principais fatos do mandato.

Em 2016, o tucano era titular no Conselho de Ética da Câmara e defendeu a cassação do então presidente da Casa, Eduardo Cunha. À época, a aprovação do relatório pela cassação foi apertada: 11 votos favoráveis e nove contrários ao parecer do relator Marcos Rogério (DEM-RO), que apontou a quebra de decoro parlamentar. Depois de afastado e de perder o mandato, Eduardo Cunha foi condenado a 24 anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro.

Ao fazer um balanço de sua atuação no Parlamento, Betinho Gomes destacou a relatoria na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara pela admissibilidade da proposta de reforma política. “Foi um passo importante para ajustar o sistema político brasileiro”, afirmou. A proposta (PEC 282/2016) criou a cláusula de desempenho e o fim das coligações. Ela veda as coligações entre partidos nas eleições para deputado e vereador a partir de 2020 e estabelece cláusula de desempenho para o funcionamento parlamentar das legendas.

Outro grande desafio foi vencer resistências à criação da nova taxa de juros do BNDES, a Taxa de Longo Prazo (TLP). “A mudança acabou definitivamente com a farra da chamada bolsa empresário e o BNDES vai liberar recursos para investir em áreas importantes da economia brasileira que de fato criam empregos”, afirmou. A MP que tratava do assunto se tornou a lei 13.483/2017.

A TLP substituiu a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP). A expectativa com a substituição é um efeito positivo sobre a economia. O crédito subsidiado pelo banco de fomento atendia, sobretudo, grandes e lucrativas empresas, sem efeito sobre investimentos e desempenho.

(Ana Maria Mejia/ Foto: Alexssandro Loyola/ Vídeo: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
3 janeiro, 2019 Banner, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *