Nilson Leitão faz balanço positivo do trabalho realizado em mandatos na Câmara


O líder do PSDB na Câmara, deputado Nilson Leitão (MT), fez um balanço dos dois mandatos na Câmara Federal. A primeira batalha foi enfrentada ainda em 2011, quando o tucano precisou aguardar a retotalização dos votos para assumir o mandato e a justiça foi feita.

O parlamentar chegou na Câmara em um momento de convulsão política, no primeiro ano do governo de Dilma Rousseff. “Diversos ministros da então presidente eram acusados de desvios na condução de suas pastas”, lembrou. Nilson passou a integrar a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, onde teve a oportunidade de presidir reuniões convocadas para que os ministros dessem explicações.

“Foi também nos meus primeiros dias na Câmara que apresentei a indicação para a criação da Faculdade de Medicina no campus da UFMT em Sinop, cuja audiência pública deu vez e voz para que a sociedade pudesse se manifestar”, disse. O Ministério da Educação criou a faculdade com 60 vagas em Sinop, e 40 vagas no campus de Rondonópolis.

Em sete anos e meio de mandato, o tucano apresentou mais de 720 proposições. Entre elas, o projeto de lei do Agente Comunitário da Terra, para levar expansão rural aos pequenos produtores e assentados da reforma agrária. Outra iniciativa do deputado tipifica como crime o estelionato eleitoral. Ele apresentou ainda texto que aumenta o prazo de carência do Fies para 36 meses, e projeto que reduz a zero o PIS/Cofins sobre equipamentos utilizados na geração de energia elétrica de fontes renováveis como o sol e o vento.

Nilson Leitão atuou em 11 das principais comissões permanentes da Câmara e em 30 comissões especiais criadas para debater temas específicos, como a Demarcação de Terras Indígenas, o Código de Processo Civil, o Teto Remuneratório, a Proteção de Cultivares e o impeachment.

Na CPI da Funai e do Incra, o tucano foi relator e propôs o indiciamento de mais de 60 pessoas ligadas a desvios ou fraudes nos processos de demarcação de terras indígenas ou aplicação de recursos destinados à reforma agrária.

O tucano foi vice-líder e líder da Minoria, vice-líder e líder do PSDB, liderando a bancada em votações importantes. “As lutas foram inúmeras e com apoio de muitos vencemos a maioria delas. Graças a Deus e ao apoio da família, dos amigos e de todos aqueles que me confiaram o voto, tive muito trabalho”, completou.

(Da redação/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
2 janeiro, 2019 Destaque2, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *