Turismo contribuirá para superação da crise financeira no Rio de Janeiro


Tornar o turismo um atrativo capaz de auxiliar o estado do Rio do Janeiro a superar a grave crise financeira que enfrenta é uma das metas do futuro secretário de Turismo do Rio de Janeiro, deputado Otávio Leite (RJ). Segundo ele, a principal meta é atrair mais turistas.

“Cada pessoa que desembarca, usa um taxi, vai a um hotel, a um restaurante, vai a um shopping, vai a um ponto turístico, vai a um evento cultural, consome serviços aqui, deixa dinheiro, portanto geram emprego e renda”, afirmou.

Otávio foi convidado pelo governador eleito Wilson Witzel para assumir a Secretaria de Turismo do estado. Preses a assumir o cargo, Otavio afirma que pretende desencadear um profundo programa de animação de captação de turistas. Ele destaca a necessidade de promover o Rio de Janeiro e desta forma atrair eventos – simpósios, feiras, exposições, congressos – de forma permanente, para manter a ocupação da rede hoteleira sempre em alta, movimentando a economia do estado.

O tucano acredita que a soma destas ações poderá fazer do turismo uma “vanguarda” dentro do planejamento dando ao estado do Rio de Janeiro a dimensão que ele merece.

ATRATIVOS

A cidade do Rio de Janeiro ocupa uma área de 1,261 km2 de extensão, com uma população de 5,9 milhões de habitantes, segundo Censo do IBGE de 2000. Ela é  mundialmente reconhecida pelo carinho e hospitalidade com que seu povo acolhe os visitantes. Segundo dados do Rio Convention & Bureau, a cidade do Rio de Janeiro recebe anualmente mais de 2 milhões de turistas estrangeiros e mais de 5 milhões de visitantes/ano de turistas brasileiros.

Dotada de uma ampla infraestrutura de serviços turísticos, a Cidade do Rio de Janeiro está classificada dentre os maiores destinos do mundo na recepção de eventos culturais, comerciais, técnicos e científicos – feiras, simpósios, congressos e exposições.

Sua natureza exuberante inclui 90 Km de praias, o Parque Nacional da Tijuca, onde se insere a maior floresta urbana do mundo, com 3.200 ha de mata atlântica, e os Parques Estaduais da Pedra Branca, do Desengano e da Chacrinha, cobrindo uma área de 48.500 ha e as lagoas Rodrigo de Freitas, de Jacarepaguá, Camorim, da Tijuca e de Marapendi.

Além da capital, cidades históricas, como Petrópolis, possuem grande potencial turístico. O município serrano era usado como refúgio por Dom Pedro ainda no Brasil Império. No litoral, a Costa Verde, que inclui Angra dos Reis e Parati também já atraem turistas de todas as partes. Na Região dos Lagos, Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo têm também grande potencial que ainda pode ser melhor explorado.

Com sua experiência, Otavio pretende alavancar o setor turístico e ajudar o estado a vencer os problemas de ordem financeira que atingem o funcionalismo público e até mesmo serviços essenciais. 

(Reportagem: Ana Maria Mejia/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
28 dezembro, 2018 Destaque3, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *