Futuro secretário nacional da Assistência Social, Pesaro aponta desafios da área


Floriano será responsável pelas políticas de cuidado e amparo com as pessoas em situação de vulnerabilidade.

O deputado Floriano Pesaro (SP) foi convidado pelo futuro ministro da Cidadania, Osmar Terra, para assumir a Secretaria de Assistência Social no próximo governo. Sociólogo e com larga experiência no estado de São Paulo e no governo federal, o tucano afirma que terá grandes desafios pela frente e uma imensa responsabilidade.

O Ministério da Cidadania será criado no governo Bolsonaro e cuidará de programas como o Bolsa Família e de políticas de combate à miséria, além de abrigar as atribuições dos ministérios do Esporte e da Cultura.

Na secretaria do ministério, Floriano será responsável pelas políticas de cuidado e amparo com as pessoas em situação de vulnerabilidade. Para ele, a atenção básica deverá ser aperfeiçoada.

“Acredito que o principal desafio para o futuro é qualificar melhor os serviços que são prestados na proteção básica, por meio dos Cras; na proteção especial, por meio dos Creas; e na capacitação continuada dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social, o SUAS, que permite o adequado atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade, com cursos gratuitos, por exemplo”, destaca o deputado.

De acordo com o tucano, o cargo é bastante técnico e requer profundo conhecimento da Política Nacional de Assistência Social e do SUAS, que são complementares. Além disso, o futuro secretário terá a responsabilidade sobre o repasse de recursos para os estados e municípios por meio do Fundo Nacional de Assistência Social.

“Estou muito feliz e honrado por ter sido lembrado por minha capacidade técnica pelo ministro Osmar Terra”, comemorou o tucano.

No governo Fernando Henrique, Pesaro, entre outras atividades, foi diretor de Projetos da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (quando criou o FIES) e secretário do Programa Nacional da Bolsa Escola, que deu origem aos atuais programas federais na área social.

No estado de São Paulo foi Coordenador do Comitê Gestor de Política Social, criado para formular políticas, programas e ações sociais do Estado. Em 2005, foi nomeado Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da cidade de São Paulo na gestão José Serra.

Em 2014, licenciou-se do mandato de deputado para exercer o cargo de secretário Estadual de Desenvolvimento Social, que ocupou até abril de 2018. No período, adotou ações de austeridade ao mesmo tempo em que promoveu a unificação dos cadastros, perseguindo a intersetorialidade e dando um novo tratamento à segurança alimentar e à política sobre drogas, enfocando a visão SUAS.

Confira a mensagem postada por Osmar Terra:

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
21 dezembro, 2018 Destaque1, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *