Domingos Sávio alerta para importação predatória de leite em pó


O deputado Domingos Sávio (MG) alertou em suas redes sociais para a denúncia de importação predatória de leite em pó. O tucano já esteve com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, e cobrou o aumento da fiscalização e providências para identificar a origem e destinação final do leite em pó importado e demais derivados.

Segundo o tucano, há fortes indícios de importação de leite em pó de outros países, via Uruguai, para se aproveitar da isenção de impostos do Mercosul e ainda, de que o leite está sendo adulterado.

No mês passado, a Comissão de Agricultura aprovou o pedido de Sávio para enviar um pedido de suspensão imediata de novas autorizações de importação de leite em pó, até que se conheça a real origem do produto e sua destinação no mercado nacional. Ele diz que o descontrole das importações prejudica a indústria nacional.

Sávio considera que é um crime o que está acontecendo com a indústria leiteira no Brasil. “A desculpa que tem sido usada é a de permitir isso, pois se não fizer, não importarão produtos do Brasil, e isso é uma mentira”, disse.

Ele cita o exemplo da Argentina, que nunca aceitou importar açúcar do Brasil.  “Então como o Mercosul é livre assim? Importa e exporta o que quiser? Eles estão colocando aqui, destruindo a economia brasileira e fazendo triangulação, trazendo leite da Nova Zelândia”.

Além disso, outra publicação do parlamentar aponta também sua preocupação com o reajuste do preço final do leite para o produtor. “É inaceitável que o produtor de leite seja surpreendido com uma redução no preço do litro de leite após a entrega do produto. É uma situação desesperadora para o produtor e por isso, proponho que a legislação não permita a redução do preço sem que aconteça o aviso prévio com pelo menos 30 dias de antecedência, dando chance para que o produtor se programe”, alertou.

(Cristiane Noberto/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
18 dezembro, 2018 Noticia3, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *