Câmara homenageia 70 anos da Extensão Rural no Brasil


A Câmara realizou nesta terça-feira (18) sessão solene em homenagem aos 70 anos da Extensão Rural no Brasil, celebrada no dia 6 de dezembro. O deputado Luiz Carlos Hauly (PR) lembrou da expansão do agronegócio no Paraná e ressaltou: “sem extensão não há como elevar o conhecimento”. Os profissionais da assistência técnica que atuam na extensão rural levam o desenvolvimento ao meio rural, em comunidades de pequenos e médios agricultores.

O tucano lembrou de quando começou a estruturação do agronegócio, em 1950, no Paraná. Segundo ele, as cooperativas do estado fizeram da cidade modelo desse segmento no Brasil e no mundo. Ele disse que, muito embora o estado tenha pouca extensão territorial, o Paraná responde por 14% do valor bruto de produção, 16% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado e 35% do PIB no agronegócio.

Outro ponto destacado foi a importância de estar atento e conectado não só no preço, mas com todos os institutos de pesquisa do mundo e do Brasil.  Segundo ele, a extensão está ligada ao desenvolvimento das universidades e das pesquisas.

Hauly também lembrou que na reforma tributária, relatada por ele na Câmara, não haverá tributos sobre máquinas e alimentos, pois nenhum país no mundo cobra impostos sobre esse setor. Ele disse que o Brasil deve estar equiparado aos negócios mundiais, tanto pela parte da tecnologia quanto na parte de investimentos. As nações devem se atentar que o país pode ajudar a alimentar o mundo”, avaliou.

Por fim, o deputado parabenizou todos os institutos e trabalhadores rurais. “Que levam para o interior do país o que há de melhor para que eles possam ter vida digna para produzir e garantir a felicidade das suas famílias”, concluiu.

(Cristiane Noberto/ Foto: André Oliveira/Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
18 dezembro, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *