Luta por direitos humanos é permanente e diária, diz Floriano


Em comemoração aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a TV Câmara promoveu um debate com estudantes e parlamentares no programa “Ocupação”. Sociólogo, o deputado Floriano Pesaro (SP), contribuiu com o debate. Segundo ele, a luta pelos direitos humanos é permanente e diária.

“Todos os dias é preciso dizer que o homem é livre. Depois do holocausto, que matou milhares de pessoas, a humanidade se viu obrigada a colocar no papel algo que pudesse ser compreendido por todos. A pergunta é: será que isso tem sido compreendido por todos? E eu digo que não”, alertou.

Ao ser questionado sobre imigração e como a legislação brasileira trata a questão dos refugiados, Pesaro respondeu que o governo precisa ter condições burocráticas para absorver e organizar o contingente imenso de pessoas que chegam ao país de maneira digna. “A primeira base é ensinar a língua, conceder documentos de identificação e moradia, e depois encaminhar ao emprego, pois se não trabalhar, não consegue se manter no país. Mesmo assim, a legislação brasileira, na minha opinião e na visão que tenho de outras legislações internacionais, é uma das mais avançadas na questão de acolhimento dos imigrantes no país”.

Sobre a atuação e discussão da agenda dos direitos humanos na Câmara, o tucano contou que existem duas agendas: a interna, de projetos, debates, e a externa, que vem de fatos quase sempre gravíssimos quem chega à Casa.

Para ele, trata-se de exercer diariamente o que está escrito na declaração. Para isso, Pesaro conta que a principal barreira a ser derrubada é a da discriminação. “A discussão dos direitos humanos não pode ser reduzida a essa imensa bobagem de que os direitos são para as pessoas de bem, e não para bandidos. Os direitos são humanos e precisamos trabalhar à luz dessa garantia”.

Temas como isonomia, inclusão social e representatividade de pessoas com deficiência, público LGBT e participação das mulheres na política, polarização nas últimas eleições, recursos para fundos sociais também foram abordados.

 

(Cristiane Noberto/ Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
17 dezembro, 2018 Noticia1, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *