Que seus ideais prosperem hoje e sempre, diz Floriano ao homenagear Antônio Sílvio Cunha Bueno


Discursando no tempo da Liderança do PSDB, o deputado Floriano Pesaro (SP) foi à tribuna para fazer uma homenagem a quem ele considera “um grande brasileiro”: Antônio Sílvio Cunha Bueno. 

“Há exatos 100 anos, alguns dias depois das festividades que assinalaram o fim da Primeira Guerra Mundial, nascia Antônio Sílvio Cunha Bueno, na mesma cidade de São Paulo que sua família ajudou a construir. A coincidência da data, o momento de celebração de paz entre os povos, marcaria o caráter de conciliação e liderança que sempre orientou a carreira política desse homem, cuja trajetória confunde-se com a própria história política do Brasil e do Estado de São Paulo no século XX”, apontou.

No discurso, Floriano recorda toda a trajetória de vida do homenageado, como atividades na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e exercício dos cargos de Procurador do Estado de São Paulo e Deputado Federal, com uma atuação fortemente pautada no ideal municipalista que o marcaria.

O tucano lembrou, entre vários outros fatos, a cassação do seu mandato parlamentar cassado pelo Ato Institucional nº 5, em 1968, o que o levou a iniciar uma “brilhante carreira” no setor privado em diversas áreas, com destaque para o pioneirismo na indústria da Aeronáutica e automobilística e no campo dos seguros privados no Brasil.

Cunha Bueno também foi procurador da Fazenda do Estado de São Paulo, diretor do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Presidente do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos, Presidente de honra da Associação Paulista dos Municípios e membro do Grupo Brasileiro da União Interparlamentar com sede, em Genebra, na Suíça, entre outros postos consultivos.

“Ao falecer em 1981, deixou como legado além de uma importante atuação pública, de seus filhos Dora Sílvia Cunha Bueno e Antônio Henrique Cunha Bueno, aqui presentes, um exemplo de um político reto, cujo ideal maior do municipalismo acabou marcando de maneira indelével a vida pública brasileira que nos honra, nesta tarde, hoje, neste Congresso Nacional”, ressaltou. “Que seus ideais prosperem hoje e sempre”, encerrou.

(Da redação/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
12 dezembro, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *