Comissão coordenada por Raimundo Matos sugere ações complementares a projeto de transposição


O relatório da comissão externa sobre as obras da transposição do rio São Francisco, aprovado nesta quarta-feira (12) por unanimidade, sugere ações complementares ao projeto do governo federal. Entre elas, o suporte aos municípios que vão receber água dos canais para garantir o tratamento da água, do esgoto e dos resíduos sólidos. Outra medida recomendada é a revisão periódica dos estudos hidrológicos ao longo dos canais.

O coordenador da comissão, deputado Raimundo Gomes de Matos (CE), disse que vai procurar o novo governo. “Nós vamos ter audiência com o presidente Bolsonaro, até para ele conhecer aquela região, o projeto. E para que nós possamos ter a revitalização do Nordeste brasileiro, criar essa expectativa de o Nordeste ter a garantia hídrica, para o consumo humano, água para irrigação, para piscicultura, indústrias”, disse Matos.

A transposição do rio São Francisco terá 477 km de extensão. A obra começou em 2007 e tem previsão para terminar em 2019. A comissão externa realizou 8 visitas técnicas, além de atividades para ouvir a população de alguns dos 390 municípios beneficiados. A expectativa é que 12 milhões de pessoas recebam água da transposição.

(Da Agência Câmara, com alterações/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
12 dezembro, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *