Aprovada proposta de Fábio Sousa que inscreve Jaime Nelson Wright no livro de Heróis da Pátria


A Comissão de Constituição e Justiça aprovou nesta quarta-feira (12) a redação final ao projeto de lei do deputado Fabio Sousa (GO), que inscreve o nome de Jaime Nelson Wright, pastor presbiteriano e defensor dos direitos humanos no Brasil, no livro de Heróis e Heroínas da Pátria.

Fábio explica que Jaime Wright lutou contra desvios em órgãos do governo baiano, o que lhe valeu as primeiras perseguições por parte de um regime que não tolerava exposição. Na loja maçônica de Caetité, em 1968, fez a instituição aprovar uma declaração que condenava a transgressão aos direitos humanos.

Segundo o parlamentar, foi dos primeiros pastores a rebelar-se contra a postura do reverendo Boanerges Ribeiro que, de forma impositiva, emprestou apoio das entidades presbiterianas ao regime militar, tendo participado da fundação de entidade dissidente, a FENIP, núcleo do qual originou-se a atual Igreja Presbiteriana Unida do Brasil.

Em 1985, em parceria com o cardeal arcebispo de São Paulo Dom Paulo Evaristo Arns e ao Rabino Henry Sobel, publicou o livro “Brasil: Nunca Mais” – um marco na história dos direitos humanos no país, em que a tortura e os torturadores são expostos com base no farto material por ele reunido.

CONFIRA NO PL MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A TRAJETÓRIA DO HOMENAGEADO

(Reportagem: Cristiane Noberto/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
12 dezembro, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *