Silvio Torres faz balanço positivo de mais de três décadas de vida pública


Deputados Ricardo Tripoli, João Paulo Papa, Miguel Haddad e Espiridião Amim acompanham discurso de despedida de Silvio. Tucano foi aplaudido.

Em discurso no plenário da Câmara, o deputado Silvio Torres (SP) fez nesta terça-feira (11) uma retrospectiva de seus 36 anos de vida pública ao encerrar o sexto mandato como deputado federal.

O parlamentar – que não se candidatou nestas eleições – relembrou o início da carreira como prefeito de São José do Rio Pardo, em São Paulo, tendo aprovação de 90% da população. “Segui os passos — e tenho muito orgulho disso — de meu pai, Lupércio Torres, também ex-prefeito que transmitiu o legado de honestidade que balizou a minha vida pública”, afirmou. Um legado que torna o parlamentar paulista um político ficha limpa, sem responder a nenhum processo em  24 anos no Parlamento.

“Saio com a cabeça erguida e com a consciência tranquila com o direito de andar pelas ruas sem que ninguém possa me cobrar”, afirmou, destacando o legado de avanços e benefícios permanentes para as regiões por ele representadas e para dezenas de Municípios de todo o Estado.

Entre as ações moralizadoras, ele afirma que buscou economizar verbas públicas, tendo poupado R$ 2 milhões neste mandato, sem prejuízo da atividade parlamentar. Tanto que apresentou à Mesa Diretora uma proposta para cortar 20% as despesas da cota parlamentar e com a contratação de funcionários.

Silvio Torres está filiado ao PSDB há 30 anos, tendo exercido os cargos de presidente do Diretório Estadual e do Instituto Teotônio Vilela, além de Secretário-Geral Nacional da legenda. Atualmente exerce o cargo de tesoureiro do partido. Silvio Torres também foi secretário de Habitação no governo de Geraldo Alckmin. O tucano destaca que em sua gestão mais de 150 mil famílias foram beneficiadas.

No Congresso, participou por lutas históricas, a exemplo do movimento pelas Diretas, pelo parlamentarismo e voto distrital. Participou de campanhas pelas candidaturas de Franco Montoro, Mário Covas, Fernando Henrique, Serra e Geraldo Alckmin, “exemplos de homens com relevantes serviços prestados a São Paulo e ao Brasil”, afirmou.

Ele destacou a participação em projetos como o que criou a Lei do Simples e a autoria da lei que regulamentou o turismo rural, aprovada em 2015. Também foi responsável pelo projeto que destinou 3% da renda da Timemania para hospitais públicos, santas casas e entidades. Fundador da Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas, ele é nome de destaque entre os que lutaram pelo simples nacional, uma das grandes conquistas das pequenas e médias empresas no País.

Relator da CPI da CBF/NIKE, em 2001, ele considera que esta foi uma ação reveladora da corrupção dos ‘porões’ do futebol. A partir daí, se tornou possível a atuação policial e do Judiciário brasileiro, e até mesmo do FBI norte-americano. Também foi membro das CPIs do Mensalão, do Roubo dos Transportes de Carga e de tantas outras comissões parlamentares de inquérito ao longo de mais de duas décadas no Parlamento.

O tucano agradeceu aos milhares de eleitores que o acompanharam ao longo da vida pública. E também o suporte indispensável dado pela família. “Todos sabemos que não há como alguém ser bem sucedido se não contar, primeiro, com o apoio dentro da sua casa da sua esposa, dos filhos, dos netos, dos irmãos, enfim, de todos eles. Eu sempre tive”, reiterou o tucano, que foi aplaudido pelos parlamentares ao final de sua fala.

(Reportagem: Ana Maria Mejia/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
11 dezembro, 2018 Destaque2, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *