Concessionárias manifestam colaboração com o projeto do Trem Intercidades


“Há uma convergência muito grande sendo consolidada na direção de que o Trem Intercidades seja uma realidade”, avaliou Macris.

Os diretores da Rumo Logística Operadora Multimodal S.A. e da MRS Logística S.A. confirmaram o interesse em colaborar com o projeto do Trem Intercidades e com a nova concessão para o compartilhamento dos trilhos. A manifestação ocorreu  na audiência pública realizada na manhã desta terça-feira (11) pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, requerida pelo deputado Vanderlei Macris (SP).

O diretor Regulatório e Institucional da Rumo, Guilherme Penin, e o diretor de Relações Institucionais da MRS, Gustavo Bambini, disseram que as empresas estão colaborando com o projeto e que realizaram estudos de viabilidade. Segundo Penin, o trecho São Paulo-Campinas poderá ter seis linhas, mas, para chegar à Americana, serão necessárias maiores alterações. “De Campinas em adiante precisamos de nova infraestrutura”, afirmou.

Bambini lembrou que, após a baixa utilização dos trens, “a ferrovia foi abraçada pelas cidades”, mas um projeto de engenharia, com a participação da MRS, pode sanar o problema. “Somos parte da solução desse conflito”, declarou.

O deputado Vanderlei Macris destacou que o interesse das empresas concessionárias ocorreu após a aprovação da Medida Provisória 752 no Congresso Nacional. A proposta tratou da prorrogação e relicitação dos contratos de parceria nos setores rodoviário, ferroviário e aeroportuário, e foi sancionada no ano passado na Lei 13.448. O diretor da MRS concordou com a observação, dizendo que a empresa só tinha mais oitos anos de concessão. “A partir de agora as coisas ficam mais fáceis.”

“Há uma convergência muito grande sendo consolidada na direção de que o Trem Intercidades seja uma realidade. O governador João Dória já me disse claramente que é uma prioridade. O secretário [Alexandre] Baldy, dos Transportes Metropolitanos, que irá assumir a partir de 1º de janeiro, também. Portanto há uma convergência grande e que nós aqui, como parlamentares do Congresso Nacional, podemos juntar as forças para que essa realidade toda seja o mais breve possível implementada em nosso Estado”, considerou Macris.

Dos 137 km de extensão do trecho da linha São Paulo-Campinas-Americana do Trem Intercidades, 83 km estão concedidos à Rumo Logística, e 54 km à MRS Logística.

Confira a manifestação do deputado:

(da assessoria do deputado)

Compartilhe:
11 dezembro, 2018 Noticia1, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *