Parlamentares do PSDB celebram Dia Internacional dos Direitos Humanos


Parlamentares da bancada se manifestam em suas redes sociais sobre a passagem do Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado nesta segunda-feira (10). A data marca a adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos, pela Organização das Nações Unidas (ONU) no período pós-guerra, que hoje completa 70 anos.

A deputada Conceição Sampaio (AM) explicou aos seus seguidores a criação da data. “Desde 1950, o dia 10 de dezembro é a data escolhida para comemorar o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Isso porque, em 1948, a Organização das Nações Unidas oficializou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, reconhecendo que “a dignidade é inerente à pessoa humana e é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo””, escreveu.

Para o deputado Izalci Lucas (DF), o documento simboliza respeito e dignidade. “Após as atrocidades da Segunda Guerra, a ONU organizou um documento com diretrizes básicas de respeito à dignidade humana. Esse documento é Declaração Universal dos Direitos Humanos, que faz hoje 70 anos e assegura, por exemplo, a liberdade de expressão e a propriedade privada. A democracia e os direitos humanos caminham juntos”, disse.

Em tom de celebração, o deputado Floriano Pesaro (SP) também registrou sua mensagem: “Os Direitos Humanos são para todos. Sem distinção de credo, condição social, raça, gênero ou orientação sexual. Hoje, no Dia Internacional dos Direitos Humanos, recordamos que esse conjunto de garantias a qualquer cidadão em qualquer parte do mundo garante que você possa dizer o que pensa, ser quem você é e expressar suas ideias sem constrangimento ou ameaça. É saber que você pode e deve cobrar por Educação e Saúde, porque são direitos inalienáveis. Os Direitos Humanos garantem o mínimo que todo cidadão deve usufruir, sem qualquer condição que o impeça”, aclamou.

Segundo a ONU, o documento é o mais traduzido no mundo e está disponível em mais de 500 idiomas. Os direitos humanos incluem o direito à vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho e à educação, entre muitos outros. A Declaração também serviu como base para os dois tratados sobre direitos humanos da ONU de força legal: o Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos e o Pacto Internacional sobre os Direitos Econômicos, Sociais e Culturais. 

Todos os anos as Nações Unidas promovem campanhas para marcar a passagem da data, este ano a campanha foi “Stand Up 4 Human Rights”, disponível em seis idiomas. Tendo em vista a celebração do 70º aniversário do documento em 2018, a Organização promoveu o projeto “Add Your Voice”. Por meio desta proposta é possível aos interessados gravarem a leitura de um dos 30 artigos da Declaração, em uma das mais de 100 línguas disponíveis no site, e o compartilhamento nas redes sociais.

Clique aqui e grave a sua participação. Conheça também o histórico, conteúdo e significado deste documento vivo, o principal marco dos direitos humanos no mundo neste vídeo feito pela ONU:

(Reportagem: Cristiane Noberto)

Compartilhe:
10 dezembro, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *