Conceição sugere direcionamento de pele para bancos de tecidos após cirurgias bariátricas  


A pele pode servir como curativo para pessoas vítimas de grandes queimaduras e politraumatismos, ressalta Conceição.

A deputada Conceição Sampaio (AM) apresentou Indicação na qual sugere ao governo o incentivo à captação de pele removida em cirurgias reparadoras pós-bariátricas e articulação para direcionamento para bancos de tecidos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A utilização do material pode contribuir para a sobrevivência de pacientes.

A parlamentar explica que a pele humana heteróloga pode servir como curativo para pessoas vítimas de grandes queimaduras e politraumatismos, quando é impossível retirar a quantidade necessária para autoenxerto. Dessa forma, evita-se a perda de líquidos e eletrólitos preciosos para o equilíbrio metabólico e evitam-se infecções. “O procedimento, sem dúvida, contribui para a sobrevivência do paciente”, afirma Conceição.

A deputada destaca que, costumeiramente, a pele é retirada de doador em morte encefálica. Mas, ressalta que tem sido bastante discutida a possibilidade lógica de aproveitar a grande quantidade de pele removida em cirurgias plásticas pós-bariátricas.

“Parece sensato promover a articulação entre os centros de referência em cirurgia plástica reparadora e os bancos de tecidos, chegando até a implementá-los nessas unidades”, sugeriu.

De acordo com ela, até 2017 atuavam apenas quatro bancos de pele no país e, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, apesar de o número de doadores ter diminuído, a quantidade de pele oferecida vem aumentando.

“Assim, sugerimos estreitar o trabalho de conscientização e divulgação junto a unidades que realizam intervenções plásticas reparadoras após as cirurgias bariátricas para estimular a doação, captação, preparo e armazenamento da pele removida nesses procedimentos”, explicou.

Dessa forma, além de sugerir a organização do sistema de remoção de pele e incentivo a doação, a deputada encaminha a sugestão de se avaliar a possibilidade e a conveniência de implementar Bancos de Tecidos em todos os Centros de Referência.

(Reportagem: Djan Moreno/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
10 dezembro, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *