Tucanos manifestam profundo pesar pela morte do ex-governador Anchieta Junior


O ex-governador de Roraima, Anchieta Júnior.

O PSDB recebeu com grande pesar a notícia do falecimento de José de Anchieta Júnior, ex-governador de Roraima. O tucano faleceu na noite de quinta-feira. Anchieta sofreu um infarto quando jantava com a filha mais nova, Lara. Ele foi levado ao hospital, mas não resistiu.  

“Informamos a todos que desejam prestar suas homenagens a que serão realizados dois cultos ecumênicos. Nesta sexta-feira, às 16h, e amanhã, [sábado, às 9h], no Ginásio Senador Hélio Campos, onde o corpo está sendo velado. Após a cerimônia de amanhã o corpo saíra em cortejo pela cidade e depois será levado para Fortaleza (CE), onde será sepultado”, diz comunicado da assessoria. O ginásio fica em Boa Vista (RR).

COMOÇÃO

O ex-governador tinha 53 anos. Ex-esposa de Anchieta, a deputada Shéridan (RR) estava em viagem oficial no Marrocos quando recebeu a notícia. Ela participava da Conferência Internacional sobre Migração, grave problema que afeta Roraima e que, como lembrou, era uma causa dele, pai das duas meninas da parlamentar do PSDB.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Shéridan pediu orações aos seguidores e informou que estava tentado retornar ao Brasil para dar o último adeus a Anchieta. “Podia escrever uma nota. Mas nada que eu escrevesse nesse momento poderia expressar o que estou vivendo agora”, disse emocionada (assista abaixo).

Em nota, o líder do PSDB na Câmara, deputado Nilson Leitão (MT), afirmou que a bancada recebeu a notícia com profundo pesar. “Nossa solidariedade e orações aos familiares e amigos, em especial a nossa querida companheira de bancada, deputada Shéridan e suas filhas. Estamos ao lado de vocês neste momento de profunda dor. Nossos sentimentos também ao povo de Roraima pela perda de um homem público que sempre esteve a serviço do Estado e, em especial, daqueles que mais precisam”.

Também em nota, o presidente nacional do partido, Geraldo Alckmin, diz que a legenda “lamenta profundamente a perda prematura do ex-governador”, “um dos mais valorosos quadros do PSDB”. 

De acordo com o portal G1-RR, em frente ao hospital no qual Anchieta foi levado, muitos amigos do político e autoridades se aglomeravam em busca de notícias. Após a confirmação da morte, houve muita comoção.

Anchieta era engenheiro. Cearense, se mudou para Roraima em 1991. Em 2004, assumiu seu primeiro cargo público como secretário de Estado de Infraestrutura, além de assumir temporariamente a Secretaria de Estado de Articulação Municipal. Foi presidente do Conselho Rodoviário Estadual e membro do Comitê Gestor para Assuntos Fronteiriços.

Foi eleito vice-governador na chapa de Ottomar Pinto, em 2006. Ficou no cargo durante dois anos e se tornou governador após o falecimento de Ottomar. Em 2010 foi reeleito governador. Em sua gestão, Roraima passou por um período de crescimento econômico, sendo o estado da região Norte que mais cresceu em 2011, segundo o IBGE.

A governadora Suely Campos decretou luto oficial de cinco dias em Roraima e a prefeitura de Boa Vista, três dias a contar desta sexta-feira. “Neste momento de perda e profunda dor, solidarizamo-nos à família, aos amigos e a todo o povo de Roraima, rogando a Deus que os conforte em sua infinita bondade”, escreveu Suely.

“Foi com pesar que recebi a notícia do falecimento do ex-governador de Roraima, José de Anchieta Júnior. Meu abraço e sentimento aos familiares”, publicou o presidente Michel Temer no Twitter.

Nas redes sociais, vários políticos lamentaram a perda. A deputada Yeda Crusius (RS), por exemplo, ressaltou o período conciliador do correligionário. “Muito triste com a notícia da morte do querido ex-governador José de Anchieta. Sempre presente honrando o PSDB, conciliador, parceiro. Sentimentos à Shéridan e família”.

 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.

Este, com toda certeza, está sendo o voo mais longo da minha vida. E você deve estar vendo agora tudo aí de cima. Sei que vai estar em paz porque sabe que eu cuidarei de tudo com toda minha força e fé. Se pudesse te dizer algo, diria que você não está cumprindo o nosso acordo. Porque eu fiz minha parte que foi permanecer na política como você me pediu e, você, não fez a sua: que era cuidar de tudo e não me deixar sozinha em mais nenhuma batalha. E não cumpriu também a sua promessa recente das últimas semanas, feita pra todas as minhas amigas, minha mãe, algumas amigas em comum também e, que só foram reveladas agora, quando retornava ao ler mensagens lindas (que você por preguiça dizia não saber escrever?). Para minhas amigas você disse que tudo iria mudar, que cuidaria de nossa família porque sabia que eu estava bem cansada e que dessa vez não podia mais haver erros. Fez minha mãe acreditar da mesma forma, disse que não teria mais nenhum erro e que ela podia confiar. No cartão que deixou escrito, há duas semanas atrás, acompanhado de flores tão lindas, as que sabia que eu gosto. Segundo suas palavras seria “uma porta para o novo caminho”, até brinquei dizendo que esse caminho era, inclusive, para o romantismo. Ao nos deixar dessa forma, te digo que você não cumpriu de novo comigo, Ju! Você não podia ir ainda, tínhamos uma vida de muitos momentos de nossas filhas para celebrarmos juntos! E eu te disse que você não tinha mais o direito de não cumprir qualquer promessa comigo. Você sabe que minha parte toda eu fiz, fui além! Imagino você aí de cima, sabendo agora tudo que vai acontecer, passando a mão na cabeça agoniado, querendo voltar pra me dizer: “tá Sheri, tááá certo!” E com raiva já gritando o óbvio a dizer: “Você tinha razão!” Detalhe que era a sua forma mais humilde de admitir, de maneira fofa, mesmo que com raiva. O machismo, naquela hora, seria vencido por meu cuidado extremo, que todos os nossos sabem é minha forma de cuidar e tratar quem eu amo. Proteger tanto, até sufocar às vezes! Como diria nosso amigo Almiro, na nossa dupla você era o coração e eu a razão, brincando com nossas formas distintas de lidar com o mundo. Continua?

Uma publicação compartilhada por Shéridan Oliveira ? (@deputadasheridan) em

Confira também os comunicados da assessoria do ex-governador:

(Reportagem: Djan Moreno/foto: France Telles – Secom/RS)

Texto atualizado às 15:25 do dia 7/12.

Compartilhe:
7 dezembro, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *