Viação e Transportes promove audiência sobre o Trem Intercidades


Presidida pelo PSDB, a Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados realizará na próxima terça-feira, dia 11, audiência pública para debater a implantação do Trem Intercidades. A reunião está marcada para 10h30 no Plenário 11. Na quarta-feira (5), o deputado Vanderlei Macris (SP), autor do requerimento, conseguiu a aprovação da participação do atual secretário do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) da Presidência da República, anunciado ministro da Infraestrutura do presidente eleito, Jair Bolsonaro.

Macris já havia chamado para a audiência o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Sergio de Assis Lobo, o diretor de Regulatório e Institucional da Rumo Logística Operadora Multimodal S.A, Guilherme Penin Santos de Lima, e o diretor de Relações Institucionais da MRS Logística S.A., Gustavo Bambini.

Mas, segundo o parlamentar, o secretário de Coordenação de Projetos da Secretaria do PPI, Tarcísio Gomes de Freitas, acompanha há muito tempo o Trem Intercidades. “Tarcísio participou da reunião que fizemos com o presidente Michel Temer no ano passado no Palácio do Planalto e está a par de todo o projeto. Ciente dos gargalos no transporte e nomeado ministro do novo governo tem muito a acrescentar nesse debate”, considera.

Para o deputado, ainda faltam informações sobre os trâmites para o estabelecimento do transporte. “Vamos juntar todas as partes, personagens importantes do processo, para que o Trem Intercidades possa, de fato, ser licitado e ter sua implantação concretizada”, ressaltou. O objetivo do projeto é efetivar a operação de um serviço de média velocidade ligando a capital paulista e cidades do interior. 

PLACAS PADRÃO MERCOSUL

No mesmo dia e no mesmo plenário, as 14h, será realizada outra audiência pública – esta para tratar da implementação das Placas de Veículos padrão Mercosul. O tucano considera que o tema ainda tem muita falta de transparência e interesses obscuros. “Nós temos que ter segurança de que a população brasileira vai ter tranquilidade para implementar esse sistema”, ressaltou. 

(Reportagem: Cristiane Norberto com assessoria do deputado/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
6 dezembro, 2018 Noticia1, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *