Plenário aprova permissão para apoio à Fiocruz na produção de vacinas


O Plenário da Câmara aprovou nesta quarta-feira (5) o Projeto de Lei 10998/18, do deputado Simão Sessim (PP-RJ), que permite a atuação de fundações de apoio à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na produção de vacinas destinadas à exportação. A matéria será enviada ao Senado.

O deputado Caio Narcio (MG) afirmou que a situação da Fiocruz é uma realidade em várias fundações de universidades e institutos. Muitas dessas instituições podem fornecer serviços e gerar receitas, mas ficam presas a questões burocráticas.

“Este PL vem sanar algo muito importante. Ele deixa a oportunidade de execução desses projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em favor dessa instituição”, explicou. O tucano é favorável à desburocratização e à maior autonomia de fundações como a Fiocruz. Ele espera que a qualidade de produção e os resultados alcançados possam ampliar os serviços dessas entidades.

Caio Narcio explica que a receita gerada pelos serviços vai para a União, e muitas vezes não retorna para a instituição que gerou a receita. Segundo ele, é preciso discutir uma solução para que as fundações possam receber o resultado dos seus serviços, e assim melhorar o trabalho cada vez mais.

(Com informações da Agência Câmara/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
5 dezembro, 2018 Noticia2, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *