Entidades e personalidades recebem prêmio Brasil Mais Inclusão na Câmara


Mariana e Barbosa participaram da entrega do prêmio Brasil Mais Inclusão.

A entrega do prêmio Brasil Mais Inclusão foi o coroamento de um trabalho que começou muitos anos atrás. Ao presidir a cerimônia de entrega do prêmio aos dez mais votados entre os 70 indicados para receber o diploma de reconhecimento, a 2ª secretária da Mesa Diretora da Câmara, deputada Mariana Carvalho (RO), destacou a alegria de partilhar os méritos das instituições e pessoas eleitas para receber a premiação neste ano.

“Por causa desta luta, e em especial pela presença da deputada Mara Gabrilli (SP) nesta Casa, a Câmara é uma instituição com toda a acessibilidade”, disse ela, reafirmando o desejo de que a Câmara seja também um lugar de oportunidades para todos. “Obrigada pelo olhar e por fazer do Brasil um lugar melhor”, afirmou.

O deputado Eduardo Barbosa (MG) lembrou a conquista por novos espaços para a construção de políticas públicas em prol das pessoas com deficiência, a exemplo da criação, em 2015, da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD) e também do prêmio.

A CPD reuniu todos os projetos relacionados ao tema e hoje, segundo Eduardo Barbosa, existe uma bancada comprometida com as bandeiras das entidades e organizações que atuam em defesa das pessoas com deficiência. “Que em 2019 estejamos mais unidos, afinados para não perder nenhum tipo de conquista”, disse.

O Brasil possui 45 milhões de pessoas com deficiência, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As instituições filantrópicas, a exemplo das homenageadas neste evento, são responsáveis pelo atendimento de boa parte delas, e na prática afirmam os direitos fundamentais das pessoas com deficiência.

MÉRITO JOÃO RIBAS

Indicada por Mariana Carvalho, a Associação Casa Família Rosetta, de Rondônia, foi criada em 1992 e tem programas voltados para crianças, adolescentes e adultos que apresentam paralisia cerebral, microcefalia, hidrocefalia e deficiências neurológicas.

A Associação oferece tratamento para pessoas acometidas de dependência química e de álcool, tendo unidades de atendimento na capital, em Candeias do Jamari e Ouro Preto do Oeste. Com programas de prevenção, tratamento, recuperação e reinserção social para dependentes químicos. A atual responsável pela casa, Clariceia Soares, falou de sua emoção e agradeceu de modo especial a jovem deputada Mariana Carvalho.

As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) se destacaram entre os homenageados na categoria Mérito João Ribas, dedicado a empresas, organizações não governamentais e entidades sem fins lucrativos. Indicada pelo deputado Eduardo Barbosa, a Apae de Pará de Minas, presidida por Sergio Sampaio, é referência no estado no atendimento às pessoas com deficiência intelectual.

Criada em 1986, a instituição tem 20 salas de aula, biblioteca, entre outros recursos, inclusive um Centro Especializado de Reabilitação, que atende aos municípios da microrregião. “Temos uma estrutura que atende deficientes, idosos e crianças até seis anos de idade na estimulação precoce”, afirmou, agradecendo a indicação.

A Federação Estadual das Apaes (Feapaes) de Tocantins, indicada por Dorinha Seabra, presidida por Marciane Machado, coordena 52 unidades da Apae no Estado. “Estamos honrados com este reconhecimento, pois lutamos diuturnamente em prol da inclusão”, disse. Entre as conquistas, ela destaca a inauguração de uma nova casa que trabalhará também no atendimento a familiares.

A Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Amapá (AMA), indicada pela deputada Marcivania (PCdoB-AP) busca a inclusão dos autistas. A presidente Jani Betânia Souza Capiberibe disse que as instituições suprem demandas não atendidas pelo governo. “Precisamos de contrapartida para poder atender com excelência, por isso solicito que as políticas saiam do papel de fato e de direito para que todos possam disputar espaços em igualdade de condições”, afirmou.

A Sociedade Amigos do Deficiente Físico do Rio Grande do Norte (Sadef), indicada pela deputada Zenaide (PHS-RN), tem mais de uma década de luta pela inclusão social. É referência no paradesporto, tendo 200 para-atletas, entre os quais 35 estão entre os melhores do Brasil.

O presidente da instituição, Tércio Barreto Ramos Tinoco, destaca o pioneirismo com a criação da primeira praia 100% acessível, ou seja, na Praia Ponta Negra todos os esportes estão adaptados, tendo inclusive a cadeira anfíbia que flutua no mar. “A Sadef-RN tem papel de liderança na inclusão através da capacitação profissional e inclusão no mercado de trabalho”, afirmou.

O prêmio ao Instituto Olga Kos, de São Paulo, foi entregue por Mariana, juntamente com o deputado Floriano Pesaro (SP). Ao recebê-lo, o presidente Wolf Vel Kos destacou a honra. Ele lembrou a vinda de seu pai, fugindo dos campos de concentração da Polônia, sem saber ler nem escrever português, com medo do desconhecido, mas cheio de esperança. Posteriormente, a decisão de criar o Instituto em gratidão pela boa receptividade e possibilidade de criar os filhos com liberdade religiosa.

Pelas redes sociais Floriano Pesaro destacou o trabalho do Instituto, que trabalha com a integração de pessoas com deficiência, principalmente aquelas com vulnerabilidade social. “Sou parceiro, admirador e amigo do Wolf e Olga nessa luta”.

MÉRITO DARCI BARBOSA

A categoria homenageia personalidades e entes federados que têm histórias de superação.

Indicada pelo deputado Rafael Motta (PSB-RN), a educadora Débora Araujo Seabra de Moura é a primeira portadora de Síndrome de Down a assumir sala de aula. Autora de livros, fez palestra na ONU, sendo considerada inspiração para novas lutas.

Ela entregou um documento para ser discutido na Câmara reivindicando a manutenção da educação inclusiva, como está formatada atualmente. Débora se refere à proposta do governo que esteve em consulta pública e devolve a educação especial para as escolas especiais. “Peço aos deputados que lutem pela causa da educação inclusiva que está sendo ameaçada, mesmo constando na Lei Brasileira de Inclusão”, afirmou. Débora é vice-diretora da Associação Nacional Sindrome de Down.

A deputada estadual Célia Leão (PSDB-SP), que em 2019 assumirá a secretaria da Pessoa com Deficiência, foi homenageada por indicação do deputado Lobbe Neto (SP). Paraplégica, ela destacou a importância de dar visibilidade aos deficientes. Para ela, os avanços alcançados pelo legislador são importantes e continuam sendo a esperança diária e contínua de melhorar a luta dos deficientes.

O ex-jogador Joel Lídio Faustino também recebeu a homenagem, tendo sido indicado pelo deputado Elizeu Dionízio (PSB-MS). Joel perdeu a perna esquerda num acidente de moto. Desenganado pelo médico, sobreviveu. Hoje atende a 2,1 mil pessoas amputadas em Campo Grande. “Incluam na pauta de discussão a redução de acidentes e o custo dos equipamentos”, disse.

Fundadora da Associação Amigos dos Autistas (AMA-PI), Maria Helena de Oliveira Lima foi indicada pela deputada Rejane Dias (PT-PI). Mãe de autista, ela fundou a AMA há dez anos. “Divido o prêmio com os pais e mães que trabalham e lutam pelas pessoas com deficiência”, afirmou.

(Reportagem: Ana Maria Mejia/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
5 dezembro, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *