Tucanos são homenageados pela Frente Parlamentar da Agropecuária


O líder tucano presidiu a FPA em 2017.

O líder do PSDB na Câmara, deputado Nilson Leitão (MT), recebeu nesta terça-feira (4) homenagem da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Presidente do colegiado em 2017, o tucano teve atuação pautada por causas primordiais para o país, como licenciamento ambiental e segurança jurídica. “Sou muito grato pela oportunidade que esta Frente me deu. Tenho orgulho pelo trabalho que desenvolvi aqui como parlamentar e como presidente”, disse Leitão. Também foram homenageados os tucanos Geraldo Resende (MS), Luiz Carlos Hauly (PR), Raimundo Gomes de Matos (CE), Rogério Marinho (RN) e Rocha (AC).

Durante a cerimônia, a presidente da FPA, deputada Tereza Cristina (DEM/MS), e o vice-presidente, deputado Alceu Moreira (MDB/RS), homenagearam deputados e senadores membros da FPA, além de ex-presidentes. Para ela, a solenidade marca o reconhecimento dos avanços conquistados não só na agropecuária, mas também para o Brasil. A solenidade destacou o trabalho desenvolvido pelo colegiado desde sua criação.

Segundo Tereza Cristina, os parlamentares homenageados mudaram a história da agropecuária brasileira. “A agropecuária nacional só deu o salto de qualidade que precisava graças ao trabalho exercido por cada um. O fortalecimento da FPA é fruto da dedicação dos senhores que estão saindo e vai continuar com aqueles que estão chegando”, afirmou. A presidente disse ainda que a FPA sempre será instrumento fundamental de diálogo com os produtores rurais de todo o país, com as entidades do setor produtivo e com a sociedade brasileira.

Durante a cerimônia, o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, ressaltou a necessidade permanente de combate a corrupção e foi enfático ao dizer que o país precisa cumprir um consenso de respeito à lei, sem abusos, e para todos. “Me sinto extremamente honrado com esta homenagem. Tenho nesta Frente uma aliada nas principais causas para melhorar o país”.

Em seu discurso, o senador Benedito de Lira (PP/AL) afirmou que o equilíbrio à balança comercial e ao país são garantidos pela agricultura e pecuária brasileira. Ele chamou atenção especial à pecuária, principalmente, em relação aos custos inerentes ao segmento. O deputado Alfredo Kaefer (PP/PR) reiterou a posição de ter trabalhado pelas causas certas, mas nem sempre as mais populares. “Tenho a consciência tranquila de que cumpri minha missão. Encerro meu mandato assim”, disse Kaefer.

Coordenadora de Agricultura Familiar da FPA, a deputada Raquel Muniz (PSD/MG), relembrou sua trajetória em prol da agricultura familiar, segundo ela, sua grande paixão. “Acredito que desenvolvi um trabalho de excelência não só para o meu Estado, o norte de Minas, mas para o Brasil, principalmente para os nossos agricultores familiares. Mais do que ter sido deputada federal, valeu a pena fazer parte da história de mudanças da agropecuária brasileira, do nosso país. A agricultura familiar sempre foi e continuará sendo muito bem representada aqui na FPA”, complementou a deputada.

Lembrado pela sua atuação de destaque nas pautas ambientais, como o Código Florestal, o deputado Valdir Colatto (MDB/SC), coordenador de Meio Ambiente da FPA e também ex-presidente, lembrou que no início a agricultura nunca chamava atenção. “Temos um desafio grande à frente nas pautas ambientais no Congresso Nacional. Precisamos de representatividade. Precisamos parar com ideologias e tirar essa briga entre agricultura e meio ambiente. Isso é uma falácia. Somos aliados. O produtor rural é o que mais preserva a natureza, pois depende do meio ambiente para continuar produzindo alimento à população”, defendeu Colatto.

Na ocasião, também foi inaugurada a Galeria de Ex-Presidentes da FPA com o total de 18 parlamentares desde a criação da Frente: Abelardo Lupion, Augusto Nardes, Beto Rosado, Dilceu Sperafico, Homero Pereira (in memoriam), José Augusto Maia, Kátia Abreu, Luis Carlos Heinze, Marcos Montes, Moacir Micheletto (in memoriam), Moreira Mendes (in memoriam), Nelson Marquezelli, Nilson Leitão, Odacir Zonta, Ronaldo Caiado, Silas Brasileiro e Valdir Colatto.

Presente na reunião, o ex-presidente da FPA, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, destacou que a posição privilegiada ocupada hoje pela agropecuária brasileira é fruto de um intenso trabalho iniciado há quase 30 anos pela FPA. “Nós fundamos essa Frente e vejo aqui a continuidade desse trabalho. Volto a me encontrar com muitos amigos e concedo aplausos a cada um deles pela coesão do trabalho executado”, ressaltou Nardes.

Deputado federal por 20 anos, Betinho Rosado, parabenizou a galeria e disse que ela será um memorial das lutas, batalhas, vitórias e derrotas da agropecuária brasileira. “A bandeira do campo é a bandeira do Brasil”, afirmou Rosado, também ex-presidente da FPA.

Confira a lista de homenageados:

Deputados (as) Federais

Adilton Domingos Sachetti
Aelton José De Freitas
João Alberto Fraga Silva
Jacob Alfredo Stoffels Kaefer
Carlos Eduardo Xavier Marun
Carlos Do Carmo Andrade Melles
Cesar Hanna Halum
Francisco Danilo Bastos Forte
Darcísio Paulo Perondi
Dilceu João Sperafico
Evandro Herrera Bertone Gussi
Evandro Rogerio Roman
Fabio Paulino Garcia
Francisco Alves De Aguiar
Geraldo Resende Pereira
Heuler Abreu Cruvinel
João Rodrigues
Josué Bengtson
Jovair De Oliveira Arantes
Junji Abe
Lázaro Botelho Martins
Luiz Carlos Jorge Hauly
Luiz Claudio Pereira Alves
Luiz Henrique Mandetta
Marcos Montes
Mauro Pereira
Nelson Marquezelli
Nilson Leitão
Nilton Balbino
Osmar José Serraglio
Victorio Galli Filho
Raimundo Gomes De Matos
Raquel Muniz
Reinhold Stephanes
Roberto Egídio Balestra
Wherles Fernandes Da Rocha
Rogério Simonetti Marinho
Antônio Pinheiro Júnior
Valdir Colatto

Senadores (as) da República

Airton Sandoval
Ana Amélia de Lemos
Benedito de Lira
Cidinho Santos
Flexa Ribeiro
Garibaldi Alves Filho
Givago Tenório
Gladson de Lima Cameli
Ivo Cassol
José Antônio Medeiros
Paulo Bauer
Pedro Chaves
Romero Jucá
Ronaldo Caiado
Valdir Raupp
Waldemir Moka

(Da FPA/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
4 dezembro, 2018 Noticia3, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *