Deputados eleitos destacam a importância de conhecer processo legislativo
Parlamentares eleitos para a próxima legislatura participaram do Encontro de Ambientação Parlamentar, com foco em Processo Legislativo e Orçamentário, organizado pela Câmara dos Deputados. Segundo o deputado eleito Celso Sabino (PA), foi um momento importante de preparação para o próximo mandato. Ele avalia a relevância do parlamentar entender o processo legislativo, conhecendo a Constituição e também o Regimento Interno da Casa.
“A população buscou a renovação e espera uma nova forma de fazer política”, disse, reiterando que para estar preparado o conhecimento é essencial. “Acima de tudo devemos favorecer e buscar a aproximação entre os representantes e representados”. Estreante no Congresso, Celso Sabino pretende contribuir com afinco pelo país e pelo estado do Pará.
O evento é parte da preparação para a posse dos parlamentares em 2019, com informações para o exercício do mandato, sob a ótica de sua atuação. Embora já tenha exercido mandato na Câmara, o deputado Luiz Carlos (AP) disse que chega com expectativa de trabalhar em favor do povo brasileiro, de olhar o Brasil neste momento de transformação, de ruptura e que precisa da atenção do Parlamento.
“Trazemos os anseios da população a quem representamos, os amapaenses, os amazônicos”, disse. Segundo ele, o Amapá guarda contradições, pois é o estado mais preservado da nação, e ao mesmo tempo, o mais pobre. Para Luiz Carlos, o importante é fortalecer ações para melhorar o país, entre elas, atenção especial à saúde, um setor que se fragiliza. “No Amapá e em todo o Brasil precisa de atenção especial e quero contribuir nestas discussões que tragam melhoria da saúde do brasileiro”, afirmou.
Para a 56ª legislatura, 13 novos nomes se juntam aos 16 parlamentares reeleitos que comporão a bancada do PSDB na Câmara. Entre as marcas da nova representação a partir de fevereiro, está o aumento da presença feminina, com crescimento de cinco para oito deputadas eleitas, a posse de jovens políticos que serão deputados federais pela primeira vez e também o retorno de nomes experientes à Câmara. Duas mulheres foram campeãs de voto em seus estados: Mara Rocha, no Acre, e Rose Modesto, em Mato Grosso do Sul.
(Reportagem: Ana Maria Mejia/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta