Agricultura aprova envio de pedido para suspensão de importação de leite em pó


Requerimento do deputado Domingos Sávio (MG) aprovado nesta quarta-feira (21) na Comissão de Agricultura pede o encaminhamento de ofício aos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços solicitando providências para identificação de origem e destinação final de leite em pó e derivados do leite importados.

Sávio pede a imediata suspensão de novas autorizações de importação de leite em pó, até que se conheça a real origem do produto e sua destinação no mercado nacional. Ele diz que o descontrole das importações prejudica a indústria nacional.

Como justificativa, o parlamentar aponta que o país vem importando o produto de outros países pertencentes do Mercosul, principalmente vindos do Uruguai. Entretanto, por estar em período chuvoso, não há a necessidade da importação, tendo em vista que o Brasil consegue manter o nível de produção alto nesta época.

Ele diz que há indícios de que a prática vem trazendo graves prejuízos à cadeia produtiva do leite no Brasil. “O volume excessivo de produtos lácteos importados do Uruguai requer uma análise rigorosa da origem deste produto, pois existem denúncias de possível triangulação com produtos ingressando pelo Uruguai, mas que a verdadeira origem esteja em outro país”, alertou.

O parlamentar afirma que a atitude é de proteção do mercado interno. “Diante disto, é imprescindível ações de proteção ao mercado nacional, uma vez que as referidas importações não respeitam as boas práticas e legislação do comércio internacional”, escreveu.

(Reportagem: Cristiane Noberto/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
22 novembro, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *