Universitários participam da edição de novembro do Estágio-Visita
A Câmara dos Deputados recebe até sexta-feira (23) universitários de todo o Brasil selecionados para a edição de novembro do Estágio-Visita de Curta Duração. O programa busca proporcionar aos estudantes uma maior compreensão sobre o funcionamento da Casa e sobre a atuação dos parlamentares.
O programa possibilita a universitários de todo o país o acesso a conhecimentos relacionados ao funcionamento da Câmara dos Deputados e à forma de atuação de seus representantes, incentivando a participação democrática e o exercício da cidadania.
A iniciativa é chancelada pela Segunda-Secretaria, comandada pela jovem deputada Mariana Carvalho (RO), e conduzido pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor). Durante cinco dias, os universitários participam de palestras, debates, visitas, vivências e simulações que possibilitam o desenvolvimento de conhecimentos sobre democracia e o papel do Legislativo e de habilidades necessárias ao exercício de sua cidadania.
A programação é focada no protagonismo do estudante, sendo incentivados a sua curiosidade e o seu interesse por buscar novos conhecimentos. Inclui aulas dialogadas sobre o papel institucional da Câmara dos Deputados e sobre o processo legislativo; jornadas de aprendizagem em diversas áreas da Câmara com troca de experiências pelo grupo; visitas aos gabinetes, a comissões e ao Plenário Ulysses Guimarães; simulação do funcionamento das comissões; entre outras atividades que despertarão o estudante para um novo olhar sobre o Legislativo e também sobre sua participação como cidadão.
Como fazer a inscrição
A inscrição ocorre por meio da indicação de um parlamentar. Cada deputado poderá indicar, por semestre, até dois universitários para integrar o programa, que será formado por turmas de, no máximo, 70 alunos. A previsão é atender novas turmas a cada 30 dias, com exceção dos meses de recesso parlamentar e início de sessão legislativa.
A próxima edição será realizada de 3 a 7 de dezembro, mas as inscrições já estão encerradas. Mais informações estão disponíveis na página do programa na internet.
(Da Agência Camaranet, com alterações/foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta