Parlamentares do PSDB destacam passagem do Dia Nacional da Alfabetização
Comemorado dia 14 de novembro, o Dia Nacional da Alfabetização foi lembrado por parlamentares tucanos. A deputada Sheridan (RR) afirmou que o dia remete à discussão sobre o analfabetismo, ainda um grave problema a ser enfrentado pelo Brasil. “Há ainda muito a ser feito para que este problema seja completamente erradicado”, afirmou. Shéridan reiterou a importância do ser alfabetizado que vai além da simples leitura. “É, sobretudo, ter a oportunidade de sonhar por meio da leitura”.
A deputada Mariana Carvalho (RO) destacou avanços e desafios para possibilitar a todos os brasileiros o prazer da leitura. “Aprender a ler e a escrever é o primeiro passo de um mundo novo, cheio de oportunidades profissionais e pessoais”, afirmou.
Segundo ela, Rondônia ocupa o segundo lugar entre os estados que mais avançam em alfabetização no Norte brasileiro. Ela defende o apoio à continuidade de políticas públicas e atenção especial para a educação básica. “Como ensinava Paulo Freire, ler é o que permite ao cidadão ter uma leitura crítica do mundo”, disse.
Para o deputado Floriano Pesaro (SP), diante do baixo investimento em educação básica, o analfabetismo se torna um problema educacional. “Somos castigados com um analfabetismo funcional vistoso”, destacou. Para ele, se as autoridades ajustarem as prioridades é possível mudar o quadro e alcançar educação básica de qualidade.
ORIGEM
O Dia Nacional da Educação foi criada em 1966, para relembrar a criação do Ministério da Educação e Cultura em 1930. A comemoração ressalta a importância do combate ao analfabetismo no Brasil.
A data também convida a uma reflexão sobre o artigo da Constituição Federal de 1988 que diz que “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
Deixe uma resposta