Avança proposta de Hauly que cria Bolsa de Desempenho Esportivo


Foi aprovado nesta terça-feira (13), na Comissão do Esporte, o parecer favorável à proposta do deputado Luiz Carlos Hauly (PR) que Cria a Bolsa de Desempenho Esportivo.

A bolsa será destinada, prioritariamente, a atletas praticantes do esporte de alto rendimento em modalidades olímpicas e paralímpicas, que serão selecionados e efetuarão treinamentos em corporações militares federais e Polícias Militares estaduais. A intenção é expandir o Programa Atletas de Alto Rendimento (Paar), das Forças Armadas, que fez com que muitos atletas conseguissem um lugar ao pódio nas Olimpíadas de 2016.

O parlamentar lembra que nos Jogos Olímpicos de 2016, a meta do Paar era de conseguir 10 medalhas para os atletas beneficiários. No total, foram 19 medalhas para o Brasil, sendo 13 com a ajuda do incentivo. 

Com esse quadro, Hauly vê a necessidade em aumentar a potencialidade do programa para atletas de desempenho. “A presente proposição visa criar mecanismos de expansão desse exitoso Programa, contemplando também as Policias Militares estaduais, celeiro na formação de atletas, visando a disseminação da cultura desportiva”, escreveu.

Entre os critérios escritos no projeto estão a seleção dos atletas, locais de treinamento, vagas, requisitos, entre outros. O texto também prevê formas de financiamento.

O relator, deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE), considera a proposta muito importante. “A proposição é extremamente meritória, porque permitirá que atletas que tenham excelente desempenho funcional recebam auxilio estatal para a prática de esportes, podendo se dedicar inteiramente aos treinamentos”, escreveu.

A proposta ainda passará pelas Comissões de Finanças e Tributação (CFT) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

(Cristiane Noberto/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
14 novembro, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *