Izalci defende mais recursos para o entorno do DF sem que haja alteração em verbas para a capital


Alexssandro Loyola

Izalci presidiu a sessão na quinta-feira (8).

O deputado Izalci (DF) considerou acertada a retirada de pauta da PEC 170/2007 na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. A proposta prevê a destinação de 10% dos recursos do Fundo Constitucional do Distrito Federal para os municípios do entorno de Brasília. Para ele, essas cidades necessitam de mais aportes. No entanto, isso deve ser feito de outra maneira, sem retirar a verba destinada ao DF.

O parlamentar afirma que é preciso encontrar uma alternativa, buscando outra fonte de recurso. “Nós sabemos das dificuldades com relação à segurança pública da região metropolitana, mas é inadmissível tirarmos qualquer recurso do Distrito Federal, principalmente do fundo constitucional, para atender a outras demandas. Nós temos que buscar outra solução”, afirmou em discurso na quinta-feira (8).

RECURSOS

Da tribuna, o senador eleito ainda lamentou a “falta de diálogo” do governador Rodrigo Rollemberg, que, segundo ele, “não conseguiu sequer executar emendas da bancada brasiliense no Congresso Nacional. Isso, segundo ele, contribuiu para que o gestor não tivesse aprovação nas urnas e não conseguisse a reeleição.

O tucano lembra que nos últimos anos tem empenhado esforços no sentido de melhorar a situação da educação e da saúde na capital federal, apresentando emendas destinando recursos para escolas e hospitais do DF. Apesar disso, os recursos não foram aplicados, lamenta ele. “Até mesmo a emenda que destinamos para a construção do Hospital do Câncer — mais de R$ 140 milhões — está fazendo agora três anos, e sequer foi lançado o edital de licitação”, apontou, ao destacar que a aplicação do dinheiro permitirá à capital ter um centro de referência na área.

“Espero que nós possamos, a partir de janeiro, continuar esse trabalho no sentido de priorizar o DF, colocando mais recursos, buscando mais investimentos. Agora no Senado, espero também atrair novos investimentos para Brasília, buscar mais recursos para grandes obras de saneamento, metrô e uma série de ações que precisam ser implantadas aqui na cidade”, afirmou.

(Reportagem: Djan Moreno/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
9 novembro, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *