Beto Pereira será voz do municipalismo e da defesa pelas reformas na Câmara


Tucano já foi prefeito de Terenos e atualmente é deputado estadual.

O deputado federal eleito Beto Pereira (MS) esteve na Câmara nesta semana e, em entrevista, destacou algumas das bandeiras que nortearão seu trabalho no Congresso Nacional. Após duas gestões como prefeito de Terenos e atualmente no fim do mandato de deputado estadual, o futuro congressista aponta a causa municipalista como uma de suas principais defesas. O tucano defende as reformas fundamentais para o Brasil, como a política e a previdenciária, e reforça o apoio ao governador reeleito Reinaldo Azambuja, que está transformado positivamente a realidade de Mato Grosso do Sul.

Deputado, entre as muitas causas pelas quais tem atuado em sua vida pública, qual deverá ser a maior prioridade durante o mandato na Câmara?

É um prazer enorme chegar à Câmara Federal para defender os interesses dos municípios de Mato Grosso do Sul, do estado e de todo o Brasil. É com imensa satisfação que vamos dar prosseguimento a um trabalho que começamos lá atrás. Fui presidente da Associação do Municípios de Mato Grosso do Sul e vice-presidente da CNM, entidades que buscam um pacto federativo justo, que dê uma real independência aos municípios brasileiros. Portanto, vamos trazer a experiência que tivemos nesses cargos para defender o municipalismo, com um novo pacto federativo que dê condições aos municípios de sobrevivência.

Além da importante pauta municipalista, que outras medidas o senhor pretende trabalhar pela discussão e aprovação no Congresso?

Vamos lutar também por algo que é um anseio da sociedade, que são as grandes reformas. Temos que discutir nesta Casa uma reforma previdenciária e uma reforma administrativa. O país não suporta mais ter o tamanho que tem e não ter capacidade de investimentos. Acredito que seja necessário discutir matérias dessa magnitude para aperfeiçoar ainda mais a nossa legislação e aprimorar e contribuir com o nosso país.

A reforma política também deve avançar na próxima legislatura?

Vamos discutir uma reforma política que fortaleça os partidos. Hoje são três dezenas de partidos e isso gera a indignação da população, pois não existe compromisso da maioria dos políticos com o conteúdo programático do partido. É importante que aqueles que estão em uma agremiação partidária tenham compromisso com uma causa, uma ideologia. Não é possível que tenhamos mais de 30 ideologias ou conteúdos programáticos no país. Muitas vezes não sabemos sequer o significado de muitas dessas siglas. É algo que precisa mudar.

A gestão do governador Reinaldo Azambuja tem mostrado responsabilidade com o estado. Isso contribuiu para a reeleição dele?

O governador Azambuja foi um dos poucos que conquistou a reeleição. Isso é fruto de um trabalho que a população entendeu. Tivemos que fazer grandes enfrentamentos para manter o estado de pé diante da maior crise política, econômica e moral que o Brasil já viveu. Nós enfrentamos esses temas dentro da Assembleia Legislativa: fizemos a reforma da Previdência do estado, diminuímos a máquina pública (tínhamos 17 secretarias, estamos terminando com 10), reduzimos os cargos de confiança pela metade, fizemos o controle de gastos, teto para os poderes. O dever de casa foi feito e a população entendeu que era necessário para o momento. Dessa forma, reelegeu o governador por compreender que foi um governo responsável. Fora tudo isso, fizemos investimentos nos 79 municípios. A credibilidade do governo do PSDB e do governador Azambuja deram a ele a oportunidade de mais quatro anos de trabalho.

*Beto Pereira foi eleito com 80.500 votos, o terceiro deputado federal mais votado do estado. Aos 40 anos de idade, o empresário está no final do primeiro mandato de deputado estadual, no qual foi autor de oito leis estaduais. Antes, havia sido prefeito de Terenos, a 30 quilômetros de Campo Grande, por duas vezes (2005-2008/ 2009-2012). Como gestor municipal, cuidou da infraestrutura da cidade e transformou a realidade educacional, tornando o município o primeiro de MS com uma escola de ensino integral e primeiro do Centro-Oeste com um projeto de um computador para cada aluno da rede pública.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
8 novembro, 2018 Destaque2, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *