Em seminário, Vitor Lippi destaca alcance da Internet das Coisas


Representantes de vários órgãos apresentaram projetos em desenvolvimento na área.

O deputado Vitor Lippi (SP) mediou nesta terça-feira (6) o seminário “Internet das Coisas: desafios, inovações e perspectivas para seu desenvolvimento no Brasil”, na Câmara dos Deputados. O parlamentar destacou que a nova modalidade de internet impacta todas as áreas desde economia, até educação e saúde.

O tucano representa o Parlamento na Câmara de Gestão e Acompanhamento do Desenvolvimento de Sistemas de Comunicação Máquina a Máquina e Internet das Coisas do Ministério de C&T. Ele explica que a Internet das Coisas (IoT) utiliza a inteligência artificial nos equipamentos com o intuito de agregar novos valores, gerando mais eficiência e riqueza. Segundo ele, a modalidade ajudará a gerar novos, e necessários, empregos no futuro.

Lippi também falou a respeito da preocupação em preparar o país nas questões de regulação e segurança. “É preciso ter um ambiente adequado para que a internet (das coisas) aconteça. Desde a questão da regulação para dar segurança jurídica e cibernética e as regras para isso, a privacidade dos dados e as exigências das normatizações técnicas, pois isso envolve áreas e setores estratégicos da sociedade. Ao mesmo tempo que a IoT é muito importante, se não tiver a segurança para ser aplicada pode trazer grandes problemas”, disse.

Para o deputado, o Brasil deve aproveitar essa oportunidade de gerar riquezas para trazer desenvolvimento econômico e social aos brasileiros. “Permitirá que o Brasil crie de acordo com nossas realidades e possa exportar para América Latina. Isso pode ser um grande gerador de divisas. Trazer essa inteligência para o Brasil e criar esse setor estratégico de uma forma organizada é realmente construir um país mais competitivo”, finalizou.

 Representantes de entidades governamentais estiveram presentes apresentando projetos que estão sendo desenvolvidos dentro de cada instituição. O ponto principal levantado por todos eles é a questão do financiamento.

A coordenadora-geral de Serviços Tecnológicos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Mctic), Eliana Azambuja, apresentou os projetos que estão sendo desenvolvidos em parceria com CNPQ, Senai e MDIC: indústria 4.0, criação de uma câmara brasileira de indústria avançada, e subsídio para empresas que desenvolvem tecnologias.

(Cristiane Noberto/ Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
6 novembro, 2018 Noticia2, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *