Novembro Azul: parlamentares alertam para prevenção contra câncer de próstata


Começou nesta quinta-feira (1º) a mobilização conhecida como “Novembro Azul”, que ressalta a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que em 2018 serão registrados mais de 68 mil novos casos da doença. Parlamentares do PSDB destacaram em suas redes sociais a importância da iniciativa.

Médico, o deputado Célio Silveira (GO) apontou a conscientização do público masculino. “No Brasil, é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, segundo o Inca. Quero alertar a todos os homens para que cuidem da saúde e previnam-se contra esta doença que quanto mais cedo detectada, maior a chance de cura”, disse.

Em tom de alerta, o deputado Luiz Carlos Hauly (PR) apontou dados alarmantes. “Estima-se que, em 2018, serão registrados mais de 68 mil novos casos da doença e cerca de 13 mil mortes devem ocorrer em decorrência do câncer de próstata. É muito importante a prevenção para detectar o câncer de próstata precocemente, aumentando assim as chances de cura”, alertou.

O deputado Waldir Maranhão (MA) ressaltou o alerta sobre a importância da prevenção e diagnóstico. “A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. E as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai ou irmão. A nossa maior arma contra esta doença ainda é a prevenção”, escreveu.

A deputada Shéridan (RR) também alertou seus seguidores. “O Novembro Azul chegou, uma campanha que ressalta a importância dos homens fazerem exames para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Existem mitos, tabus e preconceitos que ainda impedem que os homens cuidem de sua saúde. A informação e conscientização são poderosas aliadas para a prevenção e para cura. Previnam-se”, escreveu.

Mais casos da doença em 2018

Segundo o Instituto, o câncer engloba um conjunto de doenças, cada uma com características e fatores de risco próprios, cujo denominador comum é a reprodução desordenada de células. É uma doença multifatorial, ou seja, pode ser causada por diversos fatores. Para o melhor tratamento, a prevenção é fundamental.

O jornal “Correio Braziliense” apontou que a previsão para o ano de 2019 é a mesma de 2018. Nos estados, a estimativa para os dois anos é maior em São Paulo, com 14.890 casos, seguido do Rio de Janeiro, com 6.950; Minas Gerais, com 6.730; e Rio Grande do Sul, com 6.210.

(Cristiane Noberto/ Arte: Ministério da Saúde)

Compartilhe:
1 novembro, 2018 Banner, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *