Mara pede informações ao Ministério da Saúde sobre síndrome pós-poliomielite


Mara explica que a doença caracteriza-se por fraqueza muscular, distúrbios do sono e respiratórios, entre outros sintomas.

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoas com Deficiência (CPD) aprovou requerimento da deputada Mara Gabrilli (SP) que solicita informações ao Ministério da Saúde sobre a atenção oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) às pessoas vítimas da síndrome pós-poliomielite (SPP).

A SPP acomete pessoas que apresentaram poliomielite, mesmo sem manifestações clínicas, e que, depois de anos, desenvolvem novos sinais e sintomas. Caracteriza-se principalmente por fraqueza muscular, artralgia, mialgia, distúrbios do sono e respiratórios, intolerância ao frio e alterações emocionais, dentre outros. O quadro decorre da morte de neurônios acessórios que, após a infecção, vinham compensando a ausência daqueles inicialmente afetados.

Presidente da CPD, Mara destaca que, há um ano, a comissão promoveu audiência pública sobre o tema e, na ocasião, os palestrantes denunciaram diversas situações de desassistência que as vítimas da síndrome vêm enfrentando.

Diante disso, a deputada requer informações do ministério, como por exemplo, quantas pessoas no Brasil apresentam algum quadro de poliomielite; quantas pessoas apresentam sequelas decorrentes da doença e SPP e quais medidas o Ministério da Saúde está tomando para ampliar o tratamento especializado. Caso não estejam disponíveis os dados solicitados, Mara questiona quais providências estão sendo tomadas para que se conheçam as estatísticas reais da poliomielite e da síndrome pós-poliomielite no Brasil.

(Da redação)

Compartilhe:
18 outubro, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *