Lippi propõe debate sobre produção nacional de placas de energia solar


O deputado Vitor Lippi (SP) propõe que a Comissão de Minas e Energia (CME) promova um debate sobre a grave situação da indústria nacional de produção de placas e painéis de energia solar no Brasil. Nessa quarta-feira (17) ele protocolou requerimento (REQ 214/2018) com pedido de audiência pública para que o diálogo entre representantes de empresas e o governo possa acontecer.

Segundo ele, as empresas que produzem placas e painéis de energia solar estão demitindo e fechando fábricas. Ele cita como exemplo o fechamento de empresas como a S4 Solar em Pernambuco, a BYD, Flex e Canadian Solar, em São Paulo.

O principal motivo é o modelo de tributação sobre os importados, que inviabiliza a indústria nacional. “Os impostos de importação são muito menores que os cobrados para a produção dessas placas em nosso país”, afirmou.

Tornar inviável esta indústria estratégica ao Brasil produziria graves prejuízos. “O Brasil não pode deixar passar essa oportunidade de crescimento, pois somos um dos países com maior potencial por metro quadrado na geração de energia elétrica”, afirmou.

Play

Para Vitor Lippi, o quadro precisa ser revertido imediatamente a fim de evitar maiores danos, principalmente na decisão de grandes investidores internacionais que investiram aqui, mas têm unidades na China. “Diante de uma situação como essa eles vão produzir, gerar emprego e fazer investimento tecnológico na China”, disse.

Ele sugeriu que participem dos debates: representantes do Ministério da Fazenda, secretaria-executiva da Câmara do Comércio Exterior, do Ministério das Relações Exteriores, Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica.

(Reportagem: Ana Maria Mejia/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
18 outubro, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *