Aécio Neves exercerá o quinto mandato na Câmara a partir de 2019


Na próxima legislatura, a bancada mineira na Câmara terá o reforço do atual senador Aécio Neves. O ex-governador de Minas Gerais foi um dos deputados federais eleitos no estado e retornará à Casa que já presidiu e onde exerceu quatro mandatos.

Economista e com vasta carreira política, Aécio foi governador de Minas por dois mandatos. Neto de Tancredo Neves, Aécio entrou na vida pública em 1983, como secretário pessoal do avô no governo mineiro. Em 1985, Tancredo foi eleito presidente de República, mas faleceu antes de tomar posse. No mesmo ano, Aécio se elegeu deputado federal, cumprindo quatro mandatos seguidos (1986 a 2002).

Durante a elaboração da Constituição de 1988, Aécio apresentou 46 emendas. Foi o responsável, por exemplo, pelo direito ao voto para os jovens entre 16 e 18 anos. Filiou-se ao PSDB no ano seguinte e foi líder do partido na Câmara entre 1997 e 2000.

Em 2001, Aécio Neves foi eleito presidente da Câmara. Sob seu comando, a Casa criou o código de Ética e Decoro Parlamentar. Aécio também propôs o fim da imunidade parlamentar para crimes comuns.

Em 2002, é eleito, no primeiro mandato, para o Governo de Minas Gerais, com 60% dos votos válidos. Anunciou o déficit zero nas contas públicas, adotou o “Choque de Gestão”, extinguindo cargos e enxugando o tamanho do Estado. Aécio cortou o próprio salário, dando exemplo de responsabilidade com a gestão do estado.

Em 2006, foi reeleito para o Governo com 77% dos votos válidos. Fez um governo com 90% de aprovação e se elegeu senador em 2010, sendo o mais votado por Minas Gerais. Presidiu o partido e, como candidato à Presidência da República, em 2014, chegou ao segundo turno e obteve 48,36% dos votos.

REDES SOCIAIS

www.facebook.com/AecioNevesOficial

www.twitter.com/AecioNeves

www.instagram.com/aecionevesoficial/

(Foto: Pedro França/Agência Senado)

Compartilhe:
17 outubro, 2018 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Aécio Neves exercerá o quinto mandato na Câmara a partir de 2019”

  1. […] Aécio Neves exercerá o quinto mandato na Câmara a partir de 2019 […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *