Parlamento Jovem Brasileiro 2018 termina nesta sexta


Encerra-se hoje (5) a 15ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), projeto promovido pela Câmara dos Deputados. Durante uma semana 78 estudantes de todo o país experimentaram como é o dia a dia da atividade parlamentar.

De iniciativa do deputado Lobbe Neto (SP), o PJB é realizado pela Câmara desde 2004 como forma de envolver adolescentes brasileiros em discussões sobre política, cidadania e participação popular.

Os estudantes, que têm entre 16 e 22 anos, representam os 26 estados e o Distrito Federal, e a divisão por unidade da federação foi feita de maneira proporcional, como nas eleições oficiais. São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Casa, recebey 11 parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal e o Acre, que têm oito representantes, receberam um representante.

No processo de seleção, os interessados elaboraram um projeto de lei, de tema livre, com propostas de melhorias para o país. Esses projetos podem ser posteriormente “adotados” por parlamentares e passam a tramitar normalmente no Congresso.

(Agência Câmara/ Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
5 outubro, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *