Betinho Gomes cobra atualização da tabela do Imposto de Renda


Betinho explica que a defasagem na tabela causa uma injustiça com o contribuinte.

A defasagem na tabela do Imposto de Renda tem aumentado ainda mais a carga de tributos nas costas do trabalhador brasileiro. O alerta é do deputado Betinho Gomes (PE), que defende a adequação dos valores. Segundo dados da Receita Federal, a correção das faixas do Imposto de Renda acumula defasagem de mais de 80% desde 1996.

Desde 2015, o governo federal não reajusta as tabelas do imposto. Para contornar o problema, Betinho apresentou projeto de lei (7207/2017) que propõe a atualização dos valores com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). “A atualização é um ato de justiça tributária com o contribuinte”, afirmou o parlamentar nas redes sociais.

Play

O tucano explica que a defasagem da tabela impõe ao contribuinte o pagamento de impostos referentes a perdas inflacionárias. O PL determina o ajuste da tabela pelo IPCA acumulado entre abril de 2015 até o fim do ano-calendário de 2016, no total de 12,5%.

“Sem o reajuste, o cidadão fica mais pobre porque o imposto é tirado da renda e ele não consegue ter dinheiro sobrando para fazer uma poupança, ter alívio nas contas. Quando a tabela não é atualizada, o povo sai no prejuízo”, afirma Betinho.

Outra medida sugerida no PL é a extinção do limite máximo para dedução de despesas com instrução do contribuinte e seus dependentes. A proposta do tucano tramita na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara.

(Da redação/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
4 outubro, 2018 Banner, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *