Raimundo Matos comemora liberação do seguro-defeso a pescadores cearenses
Após sete meses de espera, cerca de 6 mil pescadores artesanais no Ceará poderão receber o seguro-defeso. A liberação do pagamento, no valor total de três salários mínimos, foi comemorada pelo deputado Raimundo Matos (CE).
O parlamentar lembrou de sua atuação como membro da Frente Parlamentar em Defesa da Pesca. “Participei ativamente das negociações, junto ao Governo Federal, para reverter essa injustiça que fez com que muitas famílias de pescadores ficassem sem dinheiro e acumulassem dívidas. Me sinto orgulhoso com essa conquista, pois conseguimos vencer mais uma luta”, disse.
No fim de setembro, foi publicada uma portaria interministerial com a relação de 131 municípios cearenses pertencentes à região hidrográfica do Atlântico Nordeste Oriental em que não há pesca alternativa. O seguro-defeso é pago aos pescadores artesanais durante a época de reprodução das espécies, momento em que é proibida a pesca.
Atualmente, de acordo com a Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca da Presidência da República, 949.306 pescadores recebem o auxílio. São eles os responsáveis pela produção de 760 mil toneladas de pescado por ano no país.
(Cristiane Noberto/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta