Outubro Rosa: Parlamentares reforçam luta pela prevenção ao câncer de mama


Parlamentares do PSDB chamam atenção para o início da campanha Outubro Rosa, com o intuito de conscientizar a população sobre o câncer de mama. Nas redes sociais, os tucanos destacaram a importância da prevenção.

A deputada Conceição Sampaio (AM) afirmou que, ao longo do mês de outubro, o país destina um olhar especial aos cuidados com a doença. “O fato é que, quem tem câncer, não tem o dia de amanhã para esperar! E por isso tenho trabalhado todos os dias, incansavelmente, para melhorar os serviços de saúde em nosso estado”, disse.

Médico, o deputado Raimundo Matos (CE) enfatizou a luta em prol da saúde. “Preciso lembrar a você mulher sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para o combate e tratamento eficaz desse tipo de câncer. Essa é uma luta nossa. Eu apoio o Outubro Rosa”, disse.

O deputado Célio Silveira (GO) destacou a prevenção e diagnóstico da doença. “Outubro é o mês de conscientização sobre a importância de um diagnóstico precoce e da prevenção contra o câncer de mama. Abrace essa causa! Previna-se! Quanto mais cedo a doença for detectada, maior a chance de cura”, apontou.

CONGRESSO ILUMINADO
A partir de terça-feira (2), o Congresso Nacional será iluminado de rosa como parte do movimento Outubro Rosa. A iluminação marca o início do mês que traz vários eventos alusivos ao combate da doença.

O Outubro Rosa é um movimento mundial de conscientização sobre a importância de detecção precoce do câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, correspondendo a cerca de 28,1% dos casos novos a cada ano no Brasil.

Ainda de acordo com Inca, quando descoberto no início, há 95% de probabilidade de recuperação total. Esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.

(Cristiane Noberto com informações da Agência Câmara/ Fotos: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
1 outubro, 2018 Banner, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *