De iniciativa de Lobbe Neto, Parlamento Jovem Brasileiro começa nesta segunda


A Câmara dos Deputados promove, de 1º a 5 de outubro, a 15ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). O programa simula uma jornada parlamentar, na qual estudantes vivenciam o trabalho de um deputado federal. Participarão do evento 78 alunos do ensino médio ou técnico de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, com idade entre 16 e 22 anos.

De iniciativa do deputado Lobbe Neto (SP), o PJB foi criado em 2003, através da Resolução da Câmara dos Deputados nº 12/03 e é regulado pelo Ato da Mesa nº 49/04.

Play

O tucano explica que o programa tem como objetivo proporcionar aos jovens estudantes a vivência do processo democrático legislativo. “O PJB é uma oportunidade única para que os estudantes de ensino médio vivenciem, na prática, por uma semana, o trabalho dos deputados federais, elaborando projetos de leis e debatendo, na Câmara dos Deputados, temas de grande importância para o nosso país”, contou.

Os estudantes representarão os 26 estados e o Distrito Federal, distribuídos de maneira proporcional, como nas eleições oficiais. São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Casa, receberá 11 parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal e o Acre, que têm oito representantes, receberão 1 representante.

O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado pela Câmara desde 2004 como forma de envolver adolescentes brasileiros em discussões sobre política, cidadania e participação popular. No processo de seleção, os interessados elaboraram um projeto de lei, de tema livre, com propostas de melhorias para o país.

(Com informações da Agência câmara/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
28 setembro, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *