Floriano Pesaro defende estímulo à leitura para crianças e adolescentes
O estímulo à leitura é um fator determinante para a educação de crianças e adolescentes, acredita o deputado Floriano Pesaro (SP). O deputado é relator de projeto de lei que fixa o compromisso da educação básica com a formação do leitor e o estímulo à leitura.
A Comissão de Educação da Câmara aprovou o parecer do tucano ao PL 9575/2018, de autoria do deputado Hugo Leal (PSB-RJ). Para Floriano, o desenvolvimento das habilidades de leitura dos estudantes é uma medida urgente para que a educação básica cumpra seu papel com a qualidade.
“No Brasil, de cada quatro jovens apenas um tem o hábito e a formação completa para a leitura, ou seja, sabe interpretar o texto. Por isso, nós precisamos reverter isso, dado que a leitura é algo fundamental, não só para a cidadania, mas para o acesso ao conhecimento”, disse.
Apenas um em cada quatro brasileiros maiores de quinze anos domina plenamente as habilidades de leitura, segundo o Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional. Além disso, muitos alunos saem da escola alfabetizados, mas não conseguem identificar a finalidade de um texto simples. O problema tem impacto também na vida profissional desse cidadão.
“Por isso, nós aprovamos, na Comissão de Educação, esse projeto de suma importância que visa ampliar a política pública e obrigar a política pública de educação, especialmente no ensino fundamental esteja voltada para a formação de leitores”, acrescentou Floriano.
O deputado explica que a aprovação do projeto vai contribuir para a efetivação do Plano Nacional de Educação. Uma das metas do PNE é alfabetizar todas as crianças, no máximo até o 3º ano do ensino fundamental.
(Com informações da Rádio Câmara/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)
Deixe uma resposta