Raimundo Matos defende política nacional de prevenção do diabetes


Médico, o parlamentar sugere a realização de campanhas de divulgação e conscientização.

O deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) destacou em suas redes sociais a importância dos cuidados com os pacientes de diabetes. A doença atinge quase 7% da população brasileira. O tucano é autor do Projeto de Lei 6754/13, que institui a política nacional de prevenção do diabetes e de assistência integral à saúde da pessoa portadora dessa condição. A matéria já aprovada pela Câmara e aguarda apreciação do Senado.

Médico, o parlamentar sugere a realização de campanhas de divulgação e conscientização sobre a necessidade de medir regularmente e controlar os níveis glicêmicos. “Defendo a obrigatoriedade do exame de glicemia no protocolo de atendimento médico de urgência e emergência, e o direito da pessoa portadora do diabetes às medicações e aos materiais de autocontrole”, disse.

A política estabelecida no projeto determina diretrizes a serem adotadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O texto inclui a formação e educação de profissionais, apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico voltado para o enfrentamento e o controle do diabetes.

Segundo estatísticas oficiais, de 2000 a 2010, a diabetes foi responsável por mais de 470 mil mortes em todo o Brasil. Nesse período, o número de mortes saltou de 35,2 mil para 54,8 mil ao ano. Isso significa que a taxa de mortalidade avançou de 20,8 para 28,7 mortes por 100 mil habitantes.

INSULINA

De acordo com “Sociedade Brasileira de Diabetes”, existem dois tipos da doença: o tipo 1 e o tipo 2. A diabetes tipo 1 acontece quando o sistema imunológico ataca equivocadamente as células beta, o que faz com que pouca ou nenhuma insulina seja liberada para o copo. Ela pode aparecer em qualquer idade do indivíduo.

A diabetes tipo 2 é quando o organismo não consegue produzir insulina suficiente ou não usa adequadamente. Cerca de 90% das pessoas têm essa variação e ela ocorre geralmente em adultos.

 (Cristiane Noberto/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
19 setembro, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *