Em audiência na ANTT, Nilson Leitão defende investimento para ferrovia no MT


O líder do PSDB destacou o papel importante do agronegócio, inclusive de MT, para a economia brasileira.

Líder do PSDB na Câmara, o deputado Nilson Leitão (MT) participou na terça-feira (18), em Brasília, de audiência pública que discutiu a construção da Ferrovia de Integração do Centro Oeste (Fico) pela Vale do Rio Doce, concluindo o trecho entre Goiás e Mato Grosso, passando, assim, nos municípios mato-grossenses de Nova Nazaré, Cocalinho e chegando até Água Boa.

O plano do governo de repassar para a mineradora Vale a construção da Fico foi mal recebido pelos governos do Pará, Rio de Janeiro, Minas Gerais e do Espírito Santo – onde estão localizadas as ferrovias Vitória-Minas e Carajás, administradas pela mineradora, que pode ganhar a renovação automática das concessões se concluir o trecho da Fico entre Goiás e Mato Grosso.

Parlamentares desses estados querem impedir que o investimento de R$ 4 bilhões sejam direcionados para a construção da ferrovia entre Goiás e Mato Grosso, destinando, assim, esse montante para os respectivos estados.

Nilson foi o único parlamentar mato-grossense presente à audiência e debateu com parlamentares dos outros estados. “Essa briga não pode virar um problema regional, tem que ser uma solução para o Brasil, e quero lembrar que Mato Grosso foi um dos principais estados que desenvolveu sua fronteira agrícola, e graças a isso nossos produtores ajudaram a equilibrar a balança comercial e segurou o país nos piores momentos”, disse ele durante a audiência.

O parlamentar também lembrou que a Fico foi prometida e lançada pelo Governo do PT quatro vezes em Mato Grosso. “Mais uma vez não se pode ficar somente na promessa”, cobrou.

O prefeito de Água Boa, Maurão Rosa, do PSD, agradeceu o desprendimento de Nilson Leitão, que em plena campanha se prontificou a estar em Brasília apoiando a luta da região. “A participação do Nilson foi importante. Ele resumiu de maneira apropriada a necessidade da Fico no estado. Ele abandonou a sua campanha, pois entende a importância de estar presente nessa audiência pública”, ressaltou.

Na semana passada, o governo convocou a imprensa para anunciar que a Vale foi escolhida para construir um trecho de 383 km da ferrovia entre os municípios de Campinorte (GO) e Água Boa, em Mato Grosso. A nova malha teria a missão de apoiar o escoamento de grãos do Estado, ligando-se ao traçado da Ferrovia Norte-Sul.

(Da assessoria do deputado)

Compartilhe:
19 setembro, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *